Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Governo de SP revela plano de vacinação contra a COVID; início em 25 de janeiro

Por| 06 de Janeiro de 2021 às 20h20

Link copiado!

 Maksim Goncharenok/ Pexels
Maksim Goncharenok/ Pexels

Nesta quarta-feira (6), o governo de São Paulo apresentou o Plano de Estadual de Imunização contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) para os 645 municípios do estado, incluindo cidades com prefeitos que iniciaram seus mandatos em 2021. De acordo com o cronograma oficial, a vacinação contra a COVID-19 será iniciada no dia 25 de janeiro, como já anunciado. Faltando menos de 20 dias para a data, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não aprovou, até o momento, nenhum imunizante contra o agente infeccioso.

Para a imunização contra a COVID-19, a estratégia estadual é que no dia 25 a vacinação seja iniciada em todas as regiões do estado, com a primeira dose da vacina CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e pelo Instituto Butantan, em São Paulo. Inclusive, na quinta-feira (7), devem ser divulgados os resultados de eficácia e de segurança do imunizante, obtidas durante a fase 3 de testes. 

Continua após a publicidade

Nacionalmente, ainda não há uma data exata para o início da vacinação contra o coronavírus. No entanto, o Ministério da Saúde prevê que a imunização deve começar entre os dias 20 de janeiro e 10 de fevereiro.

Vacinação contra a COVID-19 em São Paulo

Segundo o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, a primeira etapa de vacinação estadual contra a COVID-19 deve priorizar profissionais da saúde, pessoas com 60 anos ou mais e grupos indígenas e quilombolas. Dentro desta etapa, a expectativa de São paulo é que nove milhões de pessoas sejam imunizadas, com a aplicação de 18 milhões de doses da CoronaVac, até o dia 28 de março. 

Continua após a publicidade

Para alcançar esse objetivo em menos de três meses, a Secretaria Estadual da Saúde em parceria com os municípios paulistas espera dobrar o número total de postos de vacinação dos atuais 5,2 mil para até 10 mil. Além disso, a estimativa é de que a campanha de vacinação contra o coronavírus movimente cerca de 79 mil profissionais, com 54 mil trabalhadores do setor da saúde, além de 25 mil agentes da segurança pública para garantir a segurança e evitar aglomerações.

Vale lembrar que a vacina CoronaVac é composta a partir de fragmentos do coronavírus inativados (quando o vírus está "morto") e depende de duas doses para desenvolver a imunização contra a COVID-19 no organismo da pessoa vacinada. Até o momento, foi publicado apenas que o imunizante produz anticorpos em 97% dos voluntários. 

Fonte: Governo de SP