Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Governo anuncia propostas de quatro vacinas brasileiras contra COVID-19

Por| Editado por Luciana Zaramela | 31 de Agosto de 2021 às 17h10

Link copiado!

Rawpixel
Rawpixel

Nesta terça-feira (31), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) anunciou quatro propostas de vacinas brasileiras contra a COVID-19. A ideia é que, agora, os envolvidos nessas quatro propostas apresentem a documentação necessária, conforme previsto em edital.

Durante o anúncio, o ministro Marcos Pontes destacou a importância da ciência para o combate à COVID-19: "A pandemia deixou clara a importância da ciência, que é a única arma que temos para vencer o vírus. Os resultados em um ano foram expressivos, com redução do número de óbitos. Isso mostra a importância da ciência e dos nossos cientistas. O Brasil tem cientistas de altíssimo gabarito no cenário internacional, mas para que a ciência funcione precisa de irrigação de recursos”, declarou.

Vacinas brasileiras

Continua após a publicidade

Das quatro propostas qualificadas, anunciadas ao final da cerimônia, três foram desenvolvidas por universidades públicas e uma pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

As propostas são as seguintes:

  • Spintec MCTI UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), composta de proteínas RBD/nucleocapsídeo derivada do SARS-CoV.
  • UFRJVAC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), baseada em uma proteína recombinante de variantes de SARS-CoV-1.
  • Versamune MCTI, da Universidade de São Paulo (USP), visando ao “tratamento profilático de infecção causada por SARS-CoV-2.
  • RNA MCTI, do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Senai Cimatec) da Bahia, formulada a partir de nanopartícula carreadora de RNA Replicon auto replicante.
Continua após a publicidade

Fonte: Agência Brasil