Publicidade

Golpistas vendem certificado falso de vacinação contra COVID-19 na Amazon

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
AtlasComposer/Envato
AtlasComposer/Envato

Em fevereiro, golpistas passaram a comercializar cartões falsos de vacinação contra a COVID-19 em sistemas de marketplace nos EUA. E, no início desta semana, revelou-se um dos locais onde essa comercialização é feita: a própria Amazon.

Quem fez essa descoberta foi uma agência norte-americana de vigilância chamada Media Matters for America. O caso acontece depois que uma usuária do Twitter desmascarou uma plataforma online de vendas de produtos artesanais chamada Etsy, que também estava vendendo cartões falsos, alegando serem emitidos pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No entanto, de acordo com o site Futurism, os cartões foram excluídos de ambas as plataformas após as descobertas, mas as ocorrências repetidas mostram que os marketplaces estão tendo pouco sucesso em conter a enxurrada de informações incorretas e fraudes relacionadas à pandemia. As carteiras de vacinação são vendidas em branco e os próprios sites afirmam serem réplicas, dizendo também que a venda desse tipo de artigo não é uma prática ilegal.

No Brasil, nenhuma restrição foi aplicada, mas não existem indícios de carteiras fraudadas circulando. Pelo menos por enquanto. Além de informações preenchidas à mão como data, fabricante e lote da vacina, o sistema brasileiro exige o carimbo e assinatura do profissional responsável pela aplicação das duas doses. O sistema dos Estados Unidos também é assim, mas parece que isso não impediu a comercialização de cartões falsos. O Canaltech entrou em contato com a assessoria de imprensa da Amazon para esclarecimentos e atualizará está notícia quando obtiver uma resposta.

Fonte: via Futurism

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*