Gente com personalidade semelhante se parece fisicamente? A ciência responde!
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

Um novo estudo da Universidade de Nova York publicado na revista Cognition sugere que o conhecimento da personalidade de uma pessoa pode influenciar a percepção da identidade de um rosto. Em outras palavras: a gente tende a achar pessoas com personalidades parecidas semelhantes fisicamente.
- Pareidolia: por que enxergamos "rostos" nas coisas?
- O cérebro humano realmente prefere os finais felizes, segundo estudo
- Estudo mostra como o cérebro aprende com estímulos visuais no subconsciente
“Se a percepção dos rostos dos outros for sistematicamente distorcida por nossa compreensão anterior de sua personalidade, como mostram nossas descobertas, isso pode afetar a maneira como nos comportamos e interagimos com eles”, apontam os pesquisadores. Eles acrescentam que a pesquisa informa a compreensão científica de como o reconhecimento de rostos funciona no cérebro, sugerindo que o conhecimento social anterior desempenha um papel importante na percepção facial.
Os pesquisadores conduziram uma série de experimentos centrados nas percepções de indivíduos famosos, como Justin Bieber, Vladmir Putin, John Travolta, George W. Bush e Ryan Gosling, e descobriram que, quando um participante acreditava que quaisquer dois indivíduos eram mais semelhantes em personalidade, seus rostos eram percebidos como mais parecidos, também.
Os pesquisadores usaram várias técnicas para avaliar como os rostos eram percebidos em um nível menos consciente. As respostas dos indivíduos foram medidas com um software de rastreamento que usa os movimentos das mãos para revelar processos cognitivos inconscientes. A conclusão do estudo é que a percepção da identidade facial é impulsionada não apenas por características faciais, como olhos e queixo, mas também distorcida pelo conhecimento social que aprendemos sobre os outros, enviesando-o em direção a identidades alternativas, apesar do fato de que essas identidades não têm qualquer semelhança física.
Fonte: Futurity