Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Injeção de gel faz roedores com paralisia voltarem a andar

Por| Editado por Luciana Zaramela | 12 de Novembro de 2021 às 13h30

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

Como mais uma prova de que a ciência está cada vez mais concentrada em melhorar a qualidade de vida das pessoas, um grupo de pesquisadores desenvolveu um gel injetável capaz de reverter a paralisia. O estudo, publicado na revista científica Science, teve resultados promissores em alguns camundongos.

Com apenas uma injeção do medicamento, o grupo conseguiu reverter a paralisia nos roedores que tinham lesões graves na medula espinhal. Ao imitar a matriz extracelular ao redor da coluna, o gel promove a regeneração de nervos lesionados e o reparo de outros tecidos vitais, permitindo recuperar a capacidade de andar em aproximadamente quatro semanas.

O gel consiste em nanofibras sintéticas, e é composto por uma série de peptídeos. Uma vez injetado no tecido danificado, o produto se concentra ao redor da lesão e começa a se comunicar com as células para promover a cicatrização. Depois, essas nanofibras se biodegradam em nutrientes que podem ser absorvidos pelas células e são completamente eliminados do corpo em 12 semanas.

Continua após a publicidade

O grupo ainda incorporou uma mutação à sequência do peptídeo. Em seus experimentos, os pesquisadores descobriram que os camundongos injetados com essas moléculas se saíram significativamente melhores do que aqueles tratados com peptídeos sem essa mutação.

Basicamente, a pesquisa tem como objetivo encontrar uma terapia que possa evitar que os indivíduos fiquem paralisados após um grande trauma, lesão ou doença em nervos motores. O próximo passo é procurar a Food and Drug Administration (FDA) para iniciar o processo de aprovação dessa nova terapia para uso em humanos. O estudo pode ser encontrado aqui.

Fonte: IFL Science