Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gatos podem ter quase 300 expressões faciais

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Novembro de 2023 às 15h57

Link copiado!

hang niu/Unsplash
hang niu/Unsplash

Na última quarta-feira (25), um estudo publicado na revista Science revelou que os gatos podem ter quase 300 expressões faciais (mais precisamente, 276). Cada expressão combina cerca de quatro dos 26 movimentos faciais únicos, incluindo pupilas dilatadas ou contraídas, piscadelas, lambidas no nariz e diferentes posições das orelhas.

De acordo com o estudo, os humanos têm 44 expressões faciais e os cães têm apenas 27. Dentre os animais analisados, o único que sobressai em relação ao gato no quesito expressões é o chimpanzé, com 357.

Tipos de expressões faciais

Continua após a publicidade

Ao longo de um ano, os pesquisadores registraram as expressões faciais de uma colônia de 50 gatos que vivem em um café de Los Angeles. No relatório, os pesquisadores reconhecem que os gatos podem mudar de expressão rapidamente.

"No início, os olhos de um gato estavam mais relaxados e suas orelhas e bigodes foram empurrados para frente, um movimento para se aproximar do outro gato. Então as coisas ficaram feias, e ele mexeu as orelhas e bigodes para trás, e seu comportamento mudou muito rapidamente", descrevem os pesquisadores, no artigo.

Depois de revisar suas gravações, os pesquisadores concluíram que mais expressões dos felinos eram amigáveis ​​(45%) do que agressivas (37%). Outros 18% eram ambíguos ou se enquadravam em ambas as categorias, segundo o estudo.

Os pesquisadores também descobriram que muitas das expressões eram semelhantes em várias espécies, incluindo as pessoas, cães e chimpanzés.

Continua após a publicidade

No entanto, a própria equipe reconhece que mais pesquisas serão necessárias para saber a fundo a comunicação dos gatos. Ainda assim, a ideia é que o estudo ajude a esclarecer as inúmeras expressões apresentadas por essa espécie que é frequentemente chamada de indiferente.

Por que gatos ronronam?

E já que estamos falando de comunicação felina, vale levantar uma pergunta: por que os gatos ronronam? Nem sempre pode ser um sinal de que eles estão felizes, já que também é possível ouvir o som e sentir essa vibração quando eles estão em momentos de descontentamento.

Continua após a publicidade

No entanto, os especialistas da área afirmam que os gatos também podem ronronar para mostrar que estão vulneráveis, o que é chamado de comportamento etepimelético. Mas existem outras teorias, como a que sugere que o ronronar é o resultado de uma frequência que promove a cicatrização de tecidos moles e ossos em felinos feridos.

E se você estiver se perguntando como os gatos conseguem ronronar, a ciência também já tem uma resposta: os pesquisadores descobriram que a chave para o som característico envolve "almofadas" nas cordas vocais. Elas são feitas de tecido conjuntivo e são embutidas nas pregas vocais para aumentar a densidade, fazendo-as vibrar mais lentamente para produzir esse ronrono.

Fonte: Behavioural Processes, Science