Gatos fazem bem à saúde e a ciência pode provar
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela | •

Além de uma excelente companhia, os gatos fazem bem para a saúde — tanto a mental quanto a física. Além da redução do isolamento social, cuidar de um bichano pode aumentar os sentimentos de prazer e senso de propósito.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- É quase impossível se esconder de um gato, de acordo com a ciência
- Marca de gato "amassando pãozinho" é achada em cerâmica de 1.200 anos
De acordo com um estudo publicado na Popular Science, os pets melhoram nossa qualidade de vida. No caso dos gatos, isso não é uma exceção.
Já um artigo do periódico Journal of Vascular and Interventional Neurology sugere que as pessoas que possuem um gato podem ter menor risco de morrer de doenças cardiovasculares. É claro que é apenas uma associação, então não é possível dizer com certeza que os gatos são a causa.
E por falar em associação, a companhia de um gato também pode estar relacionada a algumas mudanças positivas na microbiota intestinal, c omo melhor controle da glicemia e redução da inflamação. É o que menciona um estudo da Plos One.
Gatos ajudam a saúde mental
Enquanto isso, outro estudo da Popular Science comprova os benefícios da companhia de animais contra depressão e ansiedade. Após um ano de adoção, os participantes do estudo apresentaram uma melhora significativa na depressão, ansiedade e sentimento de solidão.
Na ocasião, os pesquisadores observaram três biomarcadores de estresse e de conexão: ocitocina (liberado durante interações de vínculo) cortisol e alfa-amilase (hormônios do estresse).
A companhia de um gato também está associada a um aumento no bem-estar emocional. Para pessoas com depressão, dar tapinhas ou brincar com seu gato demonstrou reduzir os sintomas, conforme comprovou o estudo da Anthrozöos.
Vínculo emocional
A American Psychiatric Association (APA) fez um estudo em que a grande maioria (86%) dos entrevistados disse que seus animais de estimação têm um impacto principalmente positivo em sua saúde mental.
Donos de cães (87%) e donos de gatos (86%) tinham a mesma probabilidade de dizer isso, e a maioria (88%) dos participantes também disse que considera seus animais de estimação parte de sua família.
“As pessoas reconhecem que há algo especial sobre os laços entre humanos e seus animais de estimação. Os animais que trazemos para nossas vidas e nossas famílias desempenham muitos papéis, desde companheiros sem julgamentos que amamos até parceiros-chave na redução de nosso estresse e ansiedade. Os americanos reconhecem claramente que nossos relacionamentos com nossos animais de estimação podem ter benefícios notáveis para nossa saúde mental geral", diz a presidente da APA, Rebecca Brendel.
Nesse experimento, aqueles que disseram que seus animais de estimação impactam positivamente sua saúde mental citaram vários benefícios, como:
- Redução do estresse e da ansiedade (69%)
- Companhia (69%)
- Presença calmante (66%)
- Amizade verdadeira (63%)
Os donos de gatos eram mais propensos do que os donos de cães a dizer que seus animais de estimação oferecem companhia, fornecem uma presença calmante e ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.