Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gatos caem na pegadinha da ilusão de ótica assim como humanos, revela estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Maio de 2021 às 16h00

Link copiado!

Freepik
Freepik

Quem tem gato sabe que eles adoram entrar em caixas e qualquer outro objeto que tenha quatro paredes. Essa obsessão dos felinos no formato chegou a render um desafio nas redes sociais, há alguns anos, em que as pessoas criavam quadrados no chão usando fitas adesivas, o que fazia com que os gatos tentassem "entrar" nessa falsa caixa quase que imediatamente.

Isso prova que, assim como os seres humanos, os gatos também podem ser enganados pela ilusão de ótica, e um novo estudo realizado por cientistas do Hunter College, em Nova York, resolveu se certificar do fato. A pesquisa descobriu que gatos, desde os domésticos até os selvagens, tendem a sentar dentro de formatos falsos de quadrados praticamente na mesma frequência em que sentam dentro de verdadeiros quadrados.

Continua após a publicidade

Gabriella Smith, pesquisadora de cognição animal, conta que realizou o estudo pedindo a ajuda de donos de gatos, que precisaram criar diferentes formatos no chão usando apenas fita adesiva, papel e tesoura. Além de fazer o quadrado tradicional, eles fizeram o que é chamado de quadrado de Kanizsa, quando quatro círculos no formato de Pac-Man são posicionados para enganar o cérebro humano a acreditar que existe um quadrado perfeitamente delineado ali. Eles também precisaram usar esse formato de Pac-Man de forma errada, não gerando a ilusão de ótica.

Então, se o gato escolhesse um formato para sentar ou permanecer dentro por, pelo menos, três segundos, a escolha era marcada. Os pesquisadores não foram ao local para evitar que a permanência de uma pessoa estranha influenciasse na decisão, com o monitoramento sendo feito de forma remota. Ao todo, 30 donos de gatos completaram o experimento, que levou seis dias.

Dentro desse número, nove gatos fizeram pelo menos uma decisão durante o período de teste, e de todas as 16 vezes em que sentaram em uma forma, oito vezes foi em cima de um quadrado, sete vezes do quadrado de Kanizsa e apenas uma vez no quadrado de Kanizsa que não formava a ilusão de uma forma quadrada.

Continua após a publicidade

O experimento concluiu, portanto, que os felinos são tão suscetíveis à ilusão de ótica quanto nós, humanos, e se sentem mais atraídos por formas quadradas em 2D do que outros objetos no chão.

Smith conta que o estudo é pequeno e que não pode ser visto como um ponto final na questão de percepções visuais em gatos. A cientista diz ainda que outro estudo realizado em 1988 com gatos treinados também trouxeram a mesma conclusão. Uma resposta, no entanto, ainda permanece em aberto, apesar de existirem algumas teorias: o motivo de gatos gostarem tanto de quadrados.

Você pode conferir o estudo completo neste link.

Fonte: Gizmodo