Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gás hilariante pode ajudar a tratar pacientes resistentes a antidepressivos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 02 de Setembro de 2021 às 08h30

Link copiado!

Hybrid/Unsplash
Hybrid/Unsplash

O tratamento que costuma ser usado contra depressão (como os antidepressivos) pode não ser eficaz para alguns pacientes. Por isso, pesquisadores se concentraram em procurar algum tratamento alternativo, e encontraram um: o óxido nitroso, mais conhecido como gás hilariante.

Para encontrar uma terapia para pessoas com diagnóstico de depressão resistente ao tratamento, os pesquisadores testaram alguns medicamentos não convencionais, o que inclui o famoso gás hilariante.

Um artigo publicado recentemente na Science Translational Medicine relata os resultados de um pequeno ensaio clínico em estágio inicial conduzido por pesquisadores da Universidade de Chicago e da Escola de Medicina da Universidade de Washington.

Continua após a publicidade

Basicamente, os pesquisadores descobriram que inalar uma mistura de oxigênio e óxido nitroso melhorou significativamente os sintomas de depressão em comparação com a inalação de oxigênio apenas em pessoas com diagnóstico de depressão resistente ao tratamento.

"Cerca de um terço dos indivíduos que sofrem de depressão estão em risco de resistência ao tratamento. Enquanto o óxido nitroso 50% inalado tem efeitos antidepressivos precoces em indivíduos com depressão resistente ao tratamento, efeitos adversos podem ocorrer nessa concentração. Neste ensaio clínico, estudamos os efeitos de um único tratamento de 1 hora com óxido nitroso nos sintomas de depressão", escreveram os pesquisadores.

Por enquanto, ainda é necessária a realização de mais estudos para validar esses resultados. No entanto, as primeiras indicações são de que o gás hilariante pode oferecer uma nova esperança para pessoas com diagnóstico de depressão resistente ao tratamento. O estudo completo pode ser conferido aqui.

Continua após a publicidade

Fonte: Massive Science