Gás hilariante pode aliviar depressão por semanas, segundo novo estudo

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 11 de Junho de 2021 às 12h00
chaitanya pillala/unsplash

Você já ouviu falar do óxido nitroso? Mais conhecido como gás hilariante, ou ainda gás do riso, é usado com frequência para fins anestésicos. Mas, recentemente, um estudo apontou outra possível finalidade para esse gás: combater a depressão.

O estudo descobriu que inalar a substância produz melhorias duradouras em pacientes que não responderam a outros tratamentos, e que pequenas doses do gás já são suficientes para produzir um efeito terapêutico significativo, sem nenhum dos efeitos colaterais indesejáveis ​​associados a doses mais altas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Segundo o autor do estudo, Charles R. Conway, médico anestesista e pesquisador da Universidade de Chicago, uma grande porcentagem de pacientes não responde às terapias antidepressivas padrão, levando em conta que os pacientes no estudo falharam em uma média de 4,5 testes com antidepressivos.

(Imagem: LightFieldStudios/envato)

Os antidepressivos usados normalmente atuam interagindo com os receptores da serotonina no cérebro, mas podem levar várias semanas para começar a produzir resultados. O óxido nitroso, por sua vez, atua nos receptores NMDA, relacionados ao controle de funções cerebrais de memória e aprendizado, produzindo efeitos com muito mais rapidez.

O estudo mostrou que os efeitos antidepressivos produzidos pela inalação de óxido nitroso duraram quatro semanas. Ao final do estudo, 85% dos participantes viram seus sintomas depressivos melhorarem consideravelmente, caindo de grave para moderado, por exemplo. Você pode acompanhar o estudo completo aqui.

Fonte: IFL Science

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.