Publicidade

Frango cozido no remédio viraliza no TikTok e FDA emite alerta

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Setembro de 2022 às 18h13

Link copiado!

AtlasComposer/Envato
AtlasComposer/Envato

Uma tendência perigosa vem tomando conta do TikTok: uma receita de frango com remédio para gripe da linha Vick, mais precisamente o NyQuil, vendido nos Estados Unidos. O caso começou a conquistar tantos adeptos que a FDA (Food and Drug Administration órgão de saúde dos EUA) precisou se posicionar publicamente, emitindo um alerta.

A ideia de cozinhar o frango marinado no medicamento para resfriado e gripe começou ironicamente, mas aos poucos, vários adolescentes e até crianças começaram a cair na tentação de experimentar. Então, compreensivelmente, a FDA quer cortar esse desafio pela raiz antes que ganhe mais impulso.

No comunicado oficial, o órgão de saúde afirma que "esses desafios de vídeo, que geralmente têm como alvo os jovens, podem prejudicar as pessoas — e até causar a morte”. Acontece que ingerir muito NyQuil por si só já é perigoso e potencialmente fatal.

Continua após a publicidade

Isso porque o medicamento contém acetaminofeno, pode gerar uma overdose em apenas 3.000 mg em um dia. Cozinhar a medicação aumenta ainda mais as fontes de preocupação.

"A fervura de um medicamento pode torná-lo muito mais concentrado e alterar suas propriedades. Mesmo se você não comer o frango, inalar os vapores da medicação enquanto cozinha pode fazer com que altos níveis da droga entrem em seu corpo. Também pode prejudicar seus pulmões", alerta a organização.

Um desafio anterior do TikTok pedia que as pessoas tomassem grandes doses do medicamento para alergia difenidramina para tentar induzir alucinações. Impulsionada por notícias de adolescentes precisando ir ao pronto-socorro ou, em alguns casos, morrendo após participar desse desafio e tomar muita medicação, a FDA alertou o público sobre o perigo de altas doses da substância.

Continua após a publicidade

Fonte: FDA via Futurism