Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Usuários do TikTok estão "saboreando" o gosto de molho shoyu...com os testículos

Por| 24 de Janeiro de 2020 às 08h20

Link copiado!

TikTok
TikTok
Tudo sobre TikTok

Bem, as pessoas na web inventam cada desafio viral que não dá, exatamente, para entender de onde saíram as ideias. Mais recentemente, tornou-se febre no TikTok “sentir o gosto” de molho de soja com os... testículos (?!). Não, não há uma forma bonita de se fazer isso, embora o órgão também tenha receptores de paladar, assim como a bexiga, os pulmões e o intestino, não é possível saborear o shoyu com as “joias da família”. 

É possível que essa mania tenha surgido depois que alguns incautos leram uma matéria do site Business Insider, que informou, em 2013, sobre um estudo que afirmava que não apenas a boca tinha receptores gustativos, mas também outras partes do corpo. Isso inclui estômago, pulmões, cérebro e, claro, os testículos, que são sensíveis ao umâmi - o quinto gosto fundamental, junto com o salgado, o azedo, amargo e doce - e que o Business Insider define como "o sabor dos aminoácidos no molho de soja".

Sim, as células do intestino delgado e do intestino grosso, o revestimento da cavidade nasal, as células cardíacas, a placenta (se você estiver carregando uma), além das células da bexiga, do cérebro e do tronco cerebral também possuem papilas gustativas.

Continua após a publicidade

Assim como o cheiro, o paladar é apenas uma questão de seu cérebro interpretar sinais químicos do mundo exterior. O alimento entra na boca e contém uma grande variedade de moléculas, que são identificadas por meio de vários receptores nos poros da língua. Ao associar uma substância ao cloreto de sódio, por exemplo, eles enviam sinais por meio de nervos cranianos até a medula, que, então, interpreta os dados individuais no que conhecemos como sabores.

Mas…. as coisas acontecem no seu cérebro

Dito isso, fica evidente que grande parte do processo acontece no cérebro, então, somente quando o sinal chega até lá é que ele se torna um sabor. Antes disso, todo o processo pode significar várias coisas para o seu corpo — menos o paladar específico de um alimento.

As papilas gustativas em outras partes do organismo, como nos testículos, não são realmente para provar o gosto, e sim para detectar a presença de moléculas que interpretamos como amargas, doces ou salgadas apenas quando estão na nossa língua — até hoje os cientistas ainda não conseguiram desvendar por completo como os receptores funcionam, mas o certo é que, ao longo dos séculos, mutações nesses conjuntos nos ajudaram a nos proteger de produtos químicos na comida ou no ar.

Continua após a publicidade

E, ainda assim, não é exatamente possível sentir alguma coisa lá embaixo, pois os receptores gustativos por ali desempenham papel crucial na geração de espermatozóides, não ficando na pele, e sim, no interior do órgão. Basicamente, não há uma conexão adequada que leve essa informação das “joias” até o cérebro. Ou seja, se você “saboreou” molho de soja dessa forma e ainda se exibiu no TikTok, é mais provável que você apenas tenha pagado um senhor mico na internet. 

Mas, se você quiser apenas dar risada do "experimento", clique aqui e aqui.

Fonte: PopSci