Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Resultados de busca do TikTok estão repletos de desinformação, diz agência

Por| Editado por Claudio Yuge | 15 de Setembro de 2022 às 17h20

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Solen Feyissa/Unsplash)
(Imagem: Reprodução/Solen Feyissa/Unsplash)
Tudo sobre TikTok

O TikTok tem mostrado conteúdos com informações falsas em buscas relacionadas a assuntos sobre política, mudanças climáticas, Covid-19, guerra na Ucrânia e outros temas da atualidade, segundo um relatório publicado pela agência de checagem de notícias NewsGuard, nesta quarta-feira (14).

Durante uma pesquisa feita pelo NewsGuard sobre os resultados de busca do TikTok em relação as principais notícias do mundo atual, a empresa analisou os 20 principais resultados de 27 buscas. Com isso, descobriu-se que 19,5% dos vídeos sugeridos continham desinformação.

Dentre as informações falsas encontradas nos resultados de busca pela agência, estavam teorias da conspiração promovidas pelo QAnon e receitas caseiras de hidroxicloroquina — medicamento prescrito usado para tratar malária e lúpus.

Continua após a publicidade

Outras pesquisas por termos como “vacina de mRNA” também foram realizadas. Dentre os 10 principais resultados de busca, cinco deles continham desinformação, incluindo alegações de que as vacinas contra a covid causam “danos permanentes nos principais órgãos das crianças”.

Segundo a empresa de servidores e segurança online Cloudfare, o TikTok ocupa a segunda posição no ranking de domínios mais populares do mundo, perdendo apenas para o Google. Para o fundador do NewsGuard, Steven Brill, a presença de conteúdos enganosos e a facilidade de acesso a eles é bastante preocupante, visto que o TikTok é bastante popular entre os jovens.

Comparando resultados de busca do TikTok com o Google

Continua após a publicidade

Os pesquisadores do NewsGuard compararam os resultados do TikTok e do Google sobre buscas relacionadas a tiroteios em escolas, aborto, COVID-19, eleições nos EUA, guerra da Rússia na Ucrânia e outras notícias. “Mesmo quando os resultados de pesquisa do TikTok geraram pouca ou nenhuma desinformação, os resultados foram muitas vezes mais polarizadores do que os do Google”, disse a agência, sobre suas descobertas.

A própria ferramenta de pesquisa do TikTok parece projetada de forma que direcione os usuários a conteúdos enganosos em certos casos, segundo os pesquisadores. Quando se digitavam termos como "vacina covid" na busca, por exemplo, a plataforma mostrava sugestões com palavras-chave relacionadas, que incluíam "exposed sobre a vacina covid" e "danos da vacina covid".

Brill também questionou se a proprietária da rede social, a big tech chinesa ByteDance está fazendo esforços suficientes para impedir a proliferação de desinformação; ou se deixa que isso aconteça de forma deliberada, como uma maneira de "espalhar confusão" nos EUA e em outras democracias ocidentais.

O que diz o TikTok?

Continua após a publicidade

Em resposta ao NewsGuard, a rede social afirmou que a metodologia do estudo foi falha, considerando que as conclusões foram extraídas de uma pesquisa limitada. “Nossas Diretrizes da Comunidade deixam claro que não permitimos desinformação prejudicial, incluindo desinformação médica, e vamos removê-la da plataforma”, segundo um porta-voz do TikTok.

"Fazemos parceria com vozes credíveis para elevar o conteúdo oficial em tópicos relacionados à saúde pública e fazemos parceria com verificadores de fatos independentes que nos ajudam a avaliar a precisão do conteúdo".

Nos últimos meses, o TikTok fez esforços para conter a proliferação de informações falsas. Em agosto deste ano, por exemplo, a plataforma anunciou a remoção qualquer conteúdo político pago nos EUA. A rede social também diz ter eliminado quase 350 mil vídeos relacionados as eleições presidenciais do país em 2020.

Fonte: Time