Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

França limita uso da vacina da Janssen após associação com risco de infarto

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Fevereiro de 2022 às 14h40

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

Autoridades de saúde da França limitam a recomendação de uso da vacina da Janssen (Johnson & Johnson) contra a covid-19. Isso porque dados preliminares apontam para o fato de que o imunizante aumenta o risco de infarto do miocárdio (ataque cardíaco) nas duas semanas seguintes à vacinação. A medida é pode ser revista no futuro.

Na segunda-feira (21), Alta Autoridade da Saúde (HAS) francesa emitiu o alerta para que a vacina da Janssen seja usada apenas em pessoas que não podem receber ou não querem tomar uma vacina de mRNA (RNA mensageiro), como a fórmula da Pfizer/BioNTech.

Continua após a publicidade

Entenda a relação da Janssen com o infarto

Segundo a HAS, dados do relatório EPI-PHARE, divulgado no final de janeiro, apontam para este novo efeito adverso da vacina contra a covid-19. No parecer, foi observado "um ligeiro aumento no risco de infarto agudo do miocárdio nas duas semanas após a vacinação com Janssen", segundo informa a organização, em comunicado.

Agora, a HAS pede que as evidências sejam analisadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), o que poderá confirmar a relação do imunizante com o infarto ou não. Os pesquisadores da EMA poderão cruzar as informações francesas com os dados de farmacovigilância europeus disponíveis até à data.

Recomendação da França é usar outras vacinas

Continua após a publicidade

"Na pendência das conclusões das autoridades europeias, a HAS recomenda, como parte da estratégia vacinal contra a covid-19, suspender o uso da vacina Janssen, com exceção de pessoas em risco de forma grave que apresentem contraindicação a uma vacina de mRNA", explica a organização.

Dessa forma, a preferência é que as pessoas recebam doses dos imunizantes de mRNA, quando possível. A medida também abrange aqueles indivíduos que já receberam uma dose da vacina da Janssen anteriormente.

No caso de pessoas que não podem ou não querem ser imunizadas com as vacinas de mRNA, a HAS informa que eles poderão receber o imunizante Nuvaxovid, desenvolvido pela Novavax. Esta fórmula usa um vetor viral para desencadear a imunidade, ou seja, a mesma estratégia da vacina da Janssen.

Vale lembrar que, segundo o The New York Times, a Janssen teria fechado a única fábrica responsável pela produção do imunizante contra a covid-19. Isso porque a fórmula não seria economicamente rentável para a empresa. Segundo o jornal, a questão é temporária e uma instalação na Holanda passaria a produzi-la.

Continua após a publicidade

Fonte: HAS