Publicidade

França investiga nova variante do coronavírus que pode escapar do teste RT-PCR

Por| Editado por Claudio Yuge | 16 de Março de 2021 às 16h40

Link copiado!

Reprodução: Pete Linforth/Pixabay
Reprodução: Pete Linforth/Pixabay

No combate ao coronavírus SARS-CoV-2, pesquisadores e autoridades de saúde alertam para a descoberta de novas variantes e o potencial risco das mutações no agente infeccioso. Agora, os franceses investigam uma nova cepa do vírus da COVID-19 que pode escapar de testes RT-PCR, o exame considerado padrão-ouro na pandemia. Os casos infectados pela nova variante só receberam o diagnóstico após testes sorológicos e análise de matéria biológica.

A variante francesa do coronavírus foi detectada durante um surto da infecção atendido no hospital de Lannion, na Bretanha, em Côtes-d'Armor. Diante da descoberta, os cientistas do país pesquisam se a variante é mais infecciosa ou mortal do que as outras.

Continua após a publicidade

Nova variante do coronavírus na França

No hospital francês, estavam sendo atendidos 79 pacientes suspeitos ou infectados pela COVID-19. No entanto, oito casos desse grupo apresentavam sintomas da doença, como infecções pulmonares graves, mas os resultados de sucessivos testes RT-PCR realizados foram negativos para a infecção do coronavírus.

A partir desses resultados, a equipe do local precisou realizar testes sorológicos e coleta de matéria biológica nos pulmões — uma intervenção mais demorada e invasiva — para confirmar os casos. Agora, os cientistas do Instituto Pasteur investigam se a variante francesa, que acumula nove mutações genéticas do coronavírus ancestral, é mais resistente à vacinação ou se possui uma tendência mais infecciosa e mortal.

“Está em curso uma avaliação para apurar o possível impacto dessas modificações genéticas na incapacidade de reconhecimento por testes virológicos, o que conduz a um subdiagnóstico e que poderá interferir na estratégia de rastreamento atualmente em vigor”, apontou a Direction Génerale de la Santé (DGS) em nota. A DGS também orienta que todos os casos contaminados pela nova variante, tanto prováveis quanto confirmados, “devem ser submetidos a um isolamento estrito durante um período de dez dias”.

Continua após a publicidade

Pandemia da COVID-19 na França

Em paralelo a essa descoberta da nova variante, casos do coronavírus apresentam nova alta na França, principalmente no entorno da capital Paris. Na segunda-feira (15), o país registrou 333 novos óbitos e 6,47 mil novos casos em todo o território. No total, são mais de quatro milhões de casos e 90,78 mil mortes desde o início da pandemia. Atualmente, estão internadas mais de 25 mil pessoas no país, sendo que 4,21 mil dependem de cuidados intensivos.

Novas medidas para o contingenciamento e pela queda na taxa de contágio devem ser adotadas nos próximos dias. “Vamos ter de tomar novas decisões nos próximos dias, sem dúvida”, afirmou o presidente francês, Emmanuel Macron, na segunda-feira (15).

Fonte: Agência Brasil