Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Folha de boldo é alternativa sustentável ao papel higiênico

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Abril de 2024 às 13h49

Link copiado!

Maurício Uchôa Bruttos/Pixabay
Maurício Uchôa Bruttos/Pixabay

Esqueça o famoso chá de boldo! Na busca por alternativas mais sustentáveis e baratas ao tradicional papel higiênico, há um movimento de pessoas que trocam as folhas duplas (ou triplas) por folhas de boldo in natura, sem nenhum processo de industrialização. É o que já acontece em alguns locais do continente africano e dos Estados Unidos. No entanto, a substituição também envolve a questão do acesso aos produtos básicos de higiene.

"A Plectranthus barbatus é o papel higiênico africano. Muitos jovens hoje em dia desconhecem essa planta, mas ela tem potencial para ser uma alternativa, amiga do ambiente, ao papel higiênico", afirma Martin Odhiambo, pesquisador e fitoterapeuta do Museu Nacional do Quênia, para a BBC. "Pode ser o futuro papel higiênico", reforça.

Embora seja “estranha” a proposta de usar a folha de boldo, esta iniciativa dá um novo uso à espécie originária da África e da Índia, conhecida por suas propriedades medicinais. Na América Latina, o boldo-do-chile (Peumus boldus) é mais recorrente. Ambas as espécies podem ser encontradas no Brasil, caso alguém se interesse pela proposta.

Continua após a publicidade

Usos da folha de boldo

Com folhas verdes acinzentadas, o boldo é usado por comunidades tradicionais para os mais diversos fins há centenas de anos, especialmente na medicina tradicional hindu e ayurvédica. No entanto, o uso do vegetal não se limita a esses grupos e pode ser observado até no Brasil.

"A maioria dos usos [da espécie de boldo Plectranthus barbatus] é para distúrbios intestinais e fadiga hepática, distúrbios respiratórios, doenças cardíacas e certos distúrbios do sistema nervoso central", afirmam pesquisadores da Universidade Livre de Berlim, em artigo para a revista Planta Medica.

Aqui, é importante destacar que estudos emergentes apontam para possíveis usos das propriedades do boldo também na medicina convencional. Por exemplo, os óleos essenciais extraídos têm importante atividade antimicrobiana.

Continua após a publicidade

Fora do uso medicinal, os boldos são cultivados para outros fins. Por exemplo, a espécie é plantada nas encostas para evitar a erosão do solo e pode ser usada até como fonte de alimento. "No Quênia, as folhas macias e aveludadas são usadas como lenços higiênicos", destacam os autores, o que valida a nova proposta de serem uma substituta ao papel higiênico.

Substituto do papel higiênico

Substituir o papel higiênico pela planta é bastante simples, segundo os defensores da proposta. Isso porque as folhas de um boldo adulto têm, em média, o tamanho de um quadrado de papel higiênico industrial. Então, no banheiro, a ideia é se limpar com o vegetal e jogá-lo na privada, na hora da descarga. Um dos diferenciais é o cheiro parecido com o da menta, que é liberado com a fricção.

Nos EUA, um dos defensores da proposta é Robin Greenfield, conhecido por ser ativista ambiental. Atualmente, ele cultiva cerca de 100 pés de boldo em um viveiro na Flórida e usa parte dessas folhas para se limpar, quando vai ao banheiro, há 5 anos.

Continua após a publicidade

"Há muitas pessoas que associam o uso da planta como papel higiênico à pobreza, mas devo lembrá-los que, quando usam papel higiênico industrial, continuam usando plantas. A diferença é que elas apenas têm uma indústria ao lado delas", pontua Greenfield.

Apesar de todas as questões positivas para o meio ambiente, é preciso afirmar que Greenfield é uma das pessoas que escolheu cultivar o seu próprio papel higiênico, sendo que poderia comprar um papel com folhas triplas no supermercado, caso desejasse.

Em alguns pontos da África, com o encarecimento do papel higiênico, a situação é diferente, já que, para alguns indivíduos, esta é uma das únicas alternativas de limpeza. Isso levanta outras questões, como acesso aos produtos de higiene básica e até ao saneamento básico, temas diretamente relacionados com a saúde da população.

Continua após a publicidade

Fonte: BBC e Planta Medica