Fiocruz vai produzir vacina contra 4 tipos de meningite
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |

Na última semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a produção nacional da vacina meningocócica ACWY conjugada. O imunizante que protege contra quatro tipos de meningite bacteriana será produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em parceria com a farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK).
- SpiN-Tec | Vacina brasileira da covid é segura em testes com humanos
- SUS está mais próximo de ter vacina tetravalente contra gripe
Hoje, o Brasil já usa a vacina que imuniza contra a doença meningocócica causada pelos sorogrupos A,C,W e Y, mas os lotes são importados. Com a nova iniciativa, a Fiocruz e a Funed vão produzir o imunizante, reduzindo a dependência de insumos internacionais na área da saúde. Para isso, será iniciado um processo de transferência de tecnologia, ainda sem prazo para ser concluído.
Vacinação contra a meningite no Brasil
Pensando na proteção dos brasileiros contra a meningite bacteriana, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente duas doses da vacina meningocócica C conjugada para bebês com três e cinco meses. Além disso, uma dose de reforço é administrada aos 12 meses. Estas doses já são, na maioria dos casos, produzidas nacionalmente pela Funed.
Quando o paciente está com 11 a 14 anos, ele recebe um novo imunizante que protege contra a meningite bacteriana. Neste caso, é usada a vacina meningocócica ACWY conjugada. Por enquanto, como mencionado, o Brasil depende de importações.
Riscos da meningite
Aqui, vale destacar que a meningite é uma inflamação que ataca as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Quando é causada por uma bactéria, os primeiros sintomas incluem dor, febre e rigidez da nuca. Conforme a doença evolui, sintomas mais graves surgem, como convulsões, delírio, tremores e coma. A taxa de mortalidade pode ser de até 70%, quando não é feito o tratamento.
No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica e a cobertura vacinal não está dentro do ideal — inclusive, surtos esporádicos são registrados, como ocorreu na cidade de São Paulo em 2022. Entre os anos de 2009 e 2021, foram confirmados mais de 219 mil casos de meningite bacteriana causada pelo meningococo. Em média, são 16,8 mil casos por ano.
Como a Fiocruz vai produzir a vacina meningocócica ACWY?
O atual acordo entre as instituições brasileiras e a GSK prevê a transferência de tecnologia para que o Brasil consiga produzir, nos próximos anos, integralmente a vacina contra os quatro tipos de meningite. Esse processo ocorrerá através de diferentes etapas, sendo que elas começam pela produção dos rótulos e da embalagem da vacina. O processo para a obtenção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), a base do imunizante, será o último. Neste momento, a produção será 100% nacional.
Fonte: Fiocruz e Ministério da Saúde