Fiocruz divulga status da vacinação contra covid no Brasil em cada faixa etária

Fiocruz divulga status da vacinação contra covid no Brasil em cada faixa etária

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 17 de Março de 2022 às 15h40
Micens/Envato Elements

Nesta quarta (16), o Observatório Covid-19 Fiocruz trouxe a situação atual da vacinação contra covid no Brasil, em cada faixa etária. Segundo o relatório, saber o nível de cobertura vacinal do país pode ajudar a tornar mais eficientes as estratégias e orientações sobre imunização.

A análise considera o período entre 17 de janeiro de 2021 e 12 de março de 2022, e a equipe relembra que a cobertura é diferenciada por grupo etário: "O reconhecimento desta diferença poderá auxiliar na adoção de estratégias diferenciadas por grupos para aumentar a eficiência da campanha vacinal".

Vacinação contra covid no Brasil

Considerando o esquema atual de duas doses ou aplicação de dose única, o Brasil tem 73,9% da população com esquema completo, e 32,9% da população com dose de reforço. Isso coloca o país no 12º lugar de melhor cobertura vacinal do mundo.

Para o grupo de 5 a 11 anos, o percentual de população com a primeira dose é de 39,3%, e com esquema de duas doses completo é de 4,7%. O relatório aponta que essa faixa representa o grande desafio da cobertura vacinal brasileira. "Os divulgadores de notícias falsas elevaram o tom da especulação, causando insegurança em muitos pais sobre os riscos de vacinar seus filhos", afirma a nota técnica.

Segundo o relatório, os grupos com idades entre 12 e 49 anos são os únicos que não têm cobertura de primeira dose acima de 90%. Enquanto isso, a população de adultos entre 40 e 44 anos possui a menor cobertura dentre os adultos.

As idades abaixo de 29 anos são as únicas com cobertura vacinal de esquema completo abaixo de 80% para a segunda dose/dose única. Já o grupo etário entre 35 e 49 anos é o que possui menor cobertura de primeira dose e o de faixa etária de 12 a 17 anos possui cobertura de segunda dose muito menor que o restante dos grupos. Confira a tabela completa:

Status da vacinação contra covid no Brasil (Imagem: Reprodução/Observatório Covid-19 Fiocruz)

Fonte: Agência Fiocruz (1, 2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.