Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fiocruz deve entregar 5 milhões de doses da vacina Covishield amanhã (16)

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Abril de 2021 às 18h50

Link copiado!

Pixabay
Pixabay

Até sexta-feira (16), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) espera entregar 5 milhões de doses da vacina Covishield (Oxford/AstraZeneca) contra a COVID-19 ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Parte desta entrega — cerca de 2,2 milhões de doses do imunizante contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) — já foi enviada na quarta-feira (14) para o Ministério da Saúde. Agora, são aguardadas outras 2,8 milhões de doses.

Essa entrega semanal de 5 milhões de doses é o recorde de envasamento da Fiocruz, desde quando começou a produzir a vacina contra a COVID-19 no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), no mês de fevereiro. A partir do envase da matéria-prima importada, as primeiras doses foram entregues ao PNI em 17 de março e, até 2 de abril, somavam 4,1 milhões de doses liberadas para aplicação. 

Continua após a publicidade

Desde o início do envasamento nacional da vacina Covishield, a Fiocruz entregou mais de 6 milhões de doses do imunizante para o PNI e a expectativa é ultrapassar 10 milhões de doses. Além desse montante, mais 4 milhões de doses importadas já prontas da Índia e rotuladas no instituto foram distribuídas.

Próximas entregas da Covishield contra a COVID-19

Até o final do mês de abril, o cronograma da Fiocruz ainda prevê a entrega de 18 milhões de doses da vacina. Para isso, na semana que vem, serão enviadas mais 4,7 milhões. Entre os dias 26 de abril e primeiro de maio, 6,7 milhões de doses devem chegar ao PNI.

Continua após a publicidade

Em maio, a expectativa de entrega é de 21,5 milhões de doses da vacina Covishield. Para junho, a meta é de 34,2 milhões, enquanto mais 22 milhões devem ser entregues até julho. Dessa maneira, a Fiocruz cumprirá a meta de envasar 100,4 milhões de doses a partir do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado da China. No segundo semestre, a Fiocruz prevê produzir 110 milhões de doses com IFA fabricado no Brasil, ou seja, com a produção 100% nacional do imunizante.

Fonte: Agência Fiocruz