Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Febre amarela | SP registra primeiro caso desde 2020

Por| Editado por Luciana Zaramela | 30 de Janeiro de 2023 às 11h49

Link copiado!

AtlasComposer/Envato
AtlasComposer/Envato

Na última sexta-feira (27), a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo registou o primeiro caso de febre amarela no estado, desde 2020. O paciente em questão é um homem de 73 anos, da cidade de Vargem Grande do Sul. Com a situação em mente, a Secretaria Municipal de Saúde passou a conduzir uma investigação epidemiológica.

Segundo a Secretaria Estadual, o paciente já teve alta hospitalar. No entanto, não se sabe se ele já tinha sido vacinado contra a doença em questão. "Neste momento, o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado, juntamente com a vigilância municipal, realiza a investigação na região", diz a pasta em nota.

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo também informou que a cobertura vacinal contra a doença está em 64% em SP. Além disso, o caso lança luz sobre a importância da vacinação e conscientização sobre a imunização de rotina. Vale lembrar, ainda, que São Paulo se deparou com um surto de febre amarela entre os anos de 2016 e 2019.

Continua após a publicidade

Febre Amarela

Segundo o Ministério da Saúde, a febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.

Com isso, o vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Um dos responsáveis é o mosquito aedes aegypti, conhecido por doenças como a dengue, zika e chikungunya.

Continua após a publicidade

A pasta aponta que, em casos graves, a pessoa infectada por febre amarela pode desenvolver algumas complicações, como febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal) e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

Fonte: Agência Brasil, Ministério da Saúde