Publicidade

Faz mal misturar melatonina e álcool?

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
LightFieldStudios/Envato
LightFieldStudios/Envato

Conhecido suplemento, a melatonina é bastante usada por pessoas que sofrem com insônia e buscam ajustar o ritmo circadiano. Embora seja recomendada a ingestão diária de pílulas do "hormônio do sono", especialistas indicam pular uma noite do comprimido quando o paciente for beber álcool. Afinal, misturar os dois pode causar potencial risco.

Sobre tomar melatonina e beber álcool juntos, a médica e professora de neurologia da Johns Hopkins Medicine, Rachel Salas, explica que a junção das duas substâncias não vai fazer com que a pessoa acorde revigorada no dia seguinte. Além disso, a bebida pode atrapalhar o relógio biológico, fazendo com que a pessoa vá mais tarde para a cama.

Outro ponto é a ideia de que bebidas alcoólicas sejam bons relaxantes e garantam boas noites de descanso, só que o efeito de adormecer mais rápido é limitado. Na verdade, o álcool pode impedir uma noite de descanso revigorante, já que induz a um sono de má qualidade, enquanto provoca desidratação e inúmeras reações químicas nocivas do corpo. Inclusive, a recomendação geral é parar de beber entre duas a três horas antes de ir para a cama.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Efeito sedativo ao misturar melatonina e álcool

Como regra geral, não se recomenda a mistura de álcool com medicamentos ou suplementos que sejam sedativos — por exemplo, bebidas alcoólicas nunca podem ser ingeridas com antidepressivos. Embora a melatonina, muito provavelmente, não derrube o usuário como outras medicações, ela tem efeito sedativo em algumas indivíduos, explica Philip Gehrman, professor de psicologia na Universidade da Pensilvânia. Portanto, o uso misturado pode fazer com que a pessoa fique extremamente sedada, o que é perigoso.

“Tome [o suplemento] corretamente ou não tome nada”, pontua a médica Salas para o NYT. Em outras palavras, se a ideia é beber e aproveitar a noite com familiares ou amigos, o comprimido de melatonina pode ficar para a noite seguinte.

Fonte: NYT