Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dormir com cobertor pesado pode ajudar na produção de melatonina

Por| Editado por Luciana Zaramela | 12 de Dezembro de 2022 às 16h04

Link copiado!

AnnaStills/Envato
AnnaStills/Envato

Dormir com um cobertor pesado pode aumentar os níveis de melatonina, conforme alertam especialistas do assunto, através de um artigo publicado na revista científica Journal of Sleep Research. Basicamente, trata-se de um hormônio produzido pelo próprio corpo humano, para controlar os padrões de sono.

É a melatonina que aumenta a sonolência nas horas antes de dormir. Os níveis desse hormônio geralmente aumentam à noite e diminuem gradativamente à medida que a manhã se aproxima. Os especialistas explicam que a isso acontece porque uma parte do cérebro chamada núcleo supraquiasmático (SCN) sincroniza a produção de melatonina com a hora do dia.

No entanto, o termo "melatonina" tem sido muito utilizado para se referir ao produto sintético utilizado por quem tem dificuldades para dormir. No ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária passou a autorizar para a formulação de suplementos alimentares. Em nota, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) já chegou a apontar que "o uso de melatonina deve ter indicação e acompanhamento médico."

Continua após a publicidade

No novo estudo, os cientistas pediram a 26 pessoas que passassem algumas noites dormindo em um laboratório: uma vez sob um cobertor leve e outra sob um cobertor pesado. Nenhum dos participantes do estudo tinha insônia ou dificuldades para dormir.

O experimento funcionou assim: os participantes se deitavam às 22h, sob um cobertor leve ou pesado. Às 23h, as luzes se apagavam. Com o decorrer da noite, os pesquisadores coletaram amostras de saliva a cada 20 minutos para monitorar os níveis de melatonina de cada participante.

Em média, quando sob um cobertor pesado, os níveis de melatonina dos participantes aumentaram cerca de 32% em comparação com o cobertor leve. Por enquanto, a razão dessa relação ainda não está clara, o que implica na necessidade de mais estudos, principalmente se levar em conta que usar o cobertor não pareceu afetar o sono dos participantes, mesmo com essa alteração no hormônio.

Continua após a publicidade

Fonte: Journal of Sleep ResearchThe Washington Post via Live Science