Experimento mostra se a "regra dos 3 segundos" é real
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

Você provavelmente já ouviu falar daquela regra dos 3 segundos, em que o senso comum sugere que não tem problema comer algo que caiu no chão, desde que essa comida seja pega em pouco tempo. No entanto, isso é verdade ou não passa de mais um mito que as pessoas acreditam sem critério?
- Você requenta comida guardada? Cuidado com a Síndrome do Arroz Frito!
- Moscas podem transportar bactérias e até vírus ao pousar na comida
Para responder a essa questão, no último sábado (1), o professor de microbiologia Bruno Brunetti compartilhou em suas redes sociais (Microbiologia Prática) um experimento: primeiro deixou que uma fatia de pão caísse no chão. Depois de esperar os três segundos, coletou amostras dessa fatia, e então coletou amostras de uma fatia sem contato com o chão, para fins de comparação.
Através do experimento, foi possível notar que a amostra que caiu no chão ficou muito mais contaminada que a outra. Veja:
Além da regra dos 3 segundos, também faz parte do senso comum a regra dos 5 segundos. No experimento, o professor comentou que as consequências de um alimento ficar três ou cinco segundos no chão são bem semelhantes: "Comparando com a 'regra dos 5 segundos' a contaminação nas fatias de pão foi praticamente a mesma, independentemente do tempo de contato com o chão", escreveu.
"É fundamental questionar e quebrar essas 'crenças populares' sobre alimentos que não têm base científica. É hora de priorizar a verdade e adotar boas práticas de manipulação de alimentos para garantir a segurança de nossas refeições", completou o professor, na publicação.
A regra dos 5 segundos existe?
Anteriormente, pesquisadores norte-americanos observaram que mais de 99% das células bacterianas foram transferidas do piso para a uma fatia de mortadela após cinco segundo de contato, provando que a regra dos 5 segundos não funciona.
Na ocasião, os pesquisadores destacaram a Salmonella Typhimurium entre os principais riscos de consumir algum alimento que caiu no chão, já que pode sobreviver por até quatro semanas em superfícies secas. A bactéria pode levar a febre e problemas intestinais.
Estudos destacam outras bactérias que muitas vezes são encontradas no meio ambiente e que produzem toxinas, como Bacillus cereus, que quando ingeridas, induzem o vômito e podem levar a casos de intoxicação alimentar.
É preciso tomar muito cuidado com a questão da contaminação na comida. Para se ter uma noção, anteriormente, um estudo publicado no periódico Journal of Food Protection levantou um alerta preocupante: potes de tempero podem conter mais bactérias do que tampas de lixo. Os autores do estudo descobriram que quase metade dos recipientes de especiarias havia sido contaminada com um patógeno.
Fonte: Journal of Food Protection, Journal of Applied Microbiology