Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Regra dos 5 segundos funciona para comida?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 30 de Novembro de 2021 às 12h30

Link copiado!

The Creative Exchange/Unsplash
The Creative Exchange/Unsplash

Quando uma comida caí no chão, como bolachas, uma fatia de presunto ou mesmo um pão, algumas pessoas costumam pegar "rapidinho" o alimento. Afinal, temos cinco segundos para fazer isso com segurança, segundo o senso comum. No entanto, este é um mito compartilhado por inúmeras crianças e adultos, mas totalmente sem embasamento cientifico.

No intervalo de cinco segundos, inúmeras bactérias e, em alguns casos, vírus do chão podem se fixar na comida, principalmente quando o alimento caí em uma superfície lisa, como um piso de cozinha. É esta a conclusão que uma equipe de pesquisadores da Universidade Clemson, nos Estados Unidos, chegou em artigo publicado na revista científica Journal of Applied Microbiology.

Continua após a publicidade

O que acontece em cinco segundos?

Em um dos experimentos, os pesquisadores norte-americanos observaram que mais de 99% das células bacterianas foram transferidas do piso para a uma fatia de mortadela após cinco segundo de contato. No entanto, "a transferência [das bactérias] do tapete para a mortadela foi muito baixa, quando comparada com a transferência da madeira e do azulejo", explicam.

A Salmonella Typhimurium está entre os principais riscos de consumir algum alimento que caiu no chão, já que pode sobreviver por até quatro semanas em superfícies secas. A bactéria é conhecida por causar a febre tifoide, uma doença que desencadeia quadros de febres prolongadas e problemas intestinais. A transmissão da bactéria para o alimento acontece "quase imediatamente após o contato", segundo os pesquisadores norte-americanos.

Riscos de comidas que caíram no chão

Continua após a publicidade

O pesquisador Dominic Sparkes, do Hospital Addenbrooke, no Reino Unido, defende que a transmissão das bactérias depende do tempo em que o alimento teve contato com o chão, mas também pelo tipo de superfície. Sparkes não contribuiu com o estudo da Universidade Clemson, vale dizer.

Sobre os riscos de consumir alimentos que estiveram no chão, "a maioria das bactérias não causa doenças gastrointestinais, mas existem algumas — a salmonela, por exemplo — que não apenas causam gastroenterite, mas também pode sobreviver por longos períodos em superfícies. Mesmo pequenas quantidades dessas bactérias podem causar mal-estar", afirmou o Sparkes para o IFL Science.

“Existem outras bactérias que muitas vezes são encontradas no meio ambiente e que produzem toxinas. Por exemplo, Bacillus cereus. Quando ingeridas, essas toxinas induzem o vômito, e é muito mais provável que a comida pegue esses organismos se rolar pelo chão da cozinha', conta Sparkes. Em outras palavras, podem ser relatados casos de intoxicação alimentar.

Agora, quando um alimento cair no chão novamente, pense pelo menos duas vezes antes de colocá-lo na boca para evitar qualquer risco de contaminação.

Continua após a publicidade

Fonte: Journal of Applied Microbiology IFL Science