Publicidade

Exercícios de resistência melhoram função física durante a menopausa

Por  | 

Compartilhe:
Scott Webb/Unsplash
Scott Webb/Unsplash

Exercícios de resistência ajudam a melhorar a função física durante a menopausa. É o que mostra um novo estudo da University of Exeter, feito com 72 participantes que receberam uma caixa com diferentes pesos e equipamentos e se comprometeram a participar de aulas quatro vezes por semana.

O estudo publicado na Medicine & Science in Sports & Exercise destaca que os benefícios do exercício de resistência na força e no equilíbrio dos membros inferiores podem ser mantidos durante a transição da menopausa, por meio do envolvimento com tipos específicos de exercício.

Acredita-se que a redução na produção de hormônios sexuais durante a menopausa aumenta o declínio relacionado à idade na massa muscular, força e estabilidade, aumentando o risco de quedas e fraturas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Tendo isso em mente, os especialistas buscaram comparar o efeito do treinamento com exercícios de resistência na força e massa muscular antes, durante e depois da menopausa.

As participantes fizeram exercícios que incorporavam movimentos de fortalecimento usando faixas de resistência e pesos de tornozelo nos quadris, pulsos e tornozelos, bem como levantamento de halteres de várias cargas. Todas as aulas tinham duração de 30 a 35 minutos, e a intensidade aumentou ao longo de 12 semanas.

Exercícios físicos e menopausa

Os pesquisadores encontraram melhorias na função física das participantes em comparação com uma rotina de exercícios padrão:

  • Aumento de 19% na função do quadril e na força da parte inferior do corpo
  • Aumento de 21% na flexibilidade de todo o corpo
  • Aumento de 10% no equilíbrio dinâmico, mobilidade e estabilidade
  • Aumento da massa muscular magra sem aumentar a massa corporal total (com algumas medidas aumentando após apenas quatro semanas)

Essas melhorias foram comparáveis ​​entre os grupos pré, peri e pós-menopausa, sugerindo pela primeira vez que a transição da menopausa e o declínio associado na produção de hormônios sexuais podem não afetar negativamente a capacidade de ver os benefícios de um programa de treinamento de exercícios de resistência.

A ideia é que, em estudos futuros, seja feito um período de intervenção mais longo para detectar quaisquer diferenças entre os grupos de menopausa.

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO | O que MUDOU nos SMARTWATCHES nos últimos 10 anos?

Continua após a publicidade

Fonte: University of Exeter