Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

70% das brasileiras não estão preparadas para a chegada da menopausa

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Outubro de 2022 às 14h11

Link copiado!

Maria Lupan/Unsplash
Maria Lupan/Unsplash

Neta terça-feira (18), comemora-se o Dia Mundial da Menopausa. E segundo um estudo conduzido pela empresa de higiene e saúde Essity, 70% das brasileiras não estão preparadas para a chegada da menopausa. Isso revela a necessidade de abordar o assunto com mais frequência, além de questões como a prevenção dos sintomas. A grande maioria das entrevistadas concorda que ainda é um tabu.

Segundo a pesquisa, 55% das brasileiras disseram não gostar de falar sobre o assunto por ser ligado à velhice e à “deterioração” do corpo. Os especialistas alertam para a existência de um estigma de que a menopausa é ligada basicamente a vários sintomas ruins, ao envelhecimento, à perda da capacidade sexual.

Segundo outro estudo, conduzido no Reino Unido, 80% das britânicas entre 18 e 74 anos relataram estar “despreparadas” para o momento, e apenas 17% disseram saber amenizar os impactos no corpo.

A menopausa acontece por volta dos 48 aos 51 anos, quando o ovário para de produzir os hormônios, a mulher para de menstruar. O nome diz respeito à última menstruação, mas costuma ser utilizado para falar de todo o período em que a liberação dos hormônios é reduzida. A comunidade científica chama esse período de climatério.

Continua após a publicidade

A menopausa é acompanhada por diversos sinais, e mesmo que não seja uma regra (ou seja, nem todas são atingidas pelos sintomas), impacta a maioria das mulheres. A pesquisa da Essity mostrou que as principais queixas entre as brasileiras são as ondas de calor, por 69% das entrevistadas, e a irritabilidade, por 40%.

Os especialistas comentam que a maioria tem sintomas leves ou moderados durante dois ou três anos nesse período. Uma pequena minoria não sente nada, apenas para de menstruar, e uma outra pequena quantidade de mulheres têm sintomas muito fortes durante muito tempo.

As ondas de calor ocorrem por causa do estrogênio, que tem uma função de regulação térmica, de calor. Quando a produção dele abaixa, essa regulação da temperatura corporal fica desbalanceada. Outros sinais da menopausa envolvem secura vaginal (ou seja, a diminuição ou ausência de umidificação natural da vagina) e até mesmo insônia.

Continua após a publicidade

Fonte: O Globo, NHS