Publicidade

Exame de sangue inteligente prevê se a pessoa vai sobreviver à covid ou não

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Janeiro de 2022 às 13h40

Link copiado!

ktsimage/Envato
ktsimage/Envato

Um estudo publicado na revista científica PLOS Digital Health na última terça (18) sugere um novo método para descobrir se uma pessoa vai sobreviver à covid-19 ou não. Trata-se de um modelo de machine learning, que analisa exames de sangue, em busca de determinadas proteínas.

Os pesquisadores testaram o modelo em 24 pacientes internados na UTI com covid-19 grave e acertaram quase todas as previsões: 18 dos 19 pacientes apontados como futuros sobreviventes realmente conseguiram se recuperar, e todas as cinco mortes foram previstas com precisão.

O modelo se concentrou em 14 proteínas do sangue identificadas nas amostras de sangue. Ao todo, 321 proteínas foram analisadas. Na prática, esses marcadores tomavam diferentes direções, o que possibilitava prever se a pessoa sobreviveria à doença ou não.

Continua após a publicidade

“Para os médicos, é difícil estimar o risco individual de morte de um paciente com covid-19. Mas curiosamente, os níveis plasmáticos de todas essas proteínas foram alterados pela doença, o que nos deixa confiantes em nossas descobertas. Nosso estudo mostra que um modelo de previsão de risco baseado em inteligência artificial pode indicar muito bem a probabilidade de um paciente morrer ou sobreviver", aponta um dos autores do estudo, Florian Kurth.

Os especialistas por trás do estudo defendem que a abordagem pode ser útil não apenas para identificar pacientes com maior chance de morte, mas também para testar se um determinado tratamento muda as possibilidades de sobrevivência de um determinado paciente.

Fonte: PLOS Digital Health