Novo exame de sangue mostra se tratamento contra câncer está dando certo

Novo exame de sangue mostra se tratamento contra câncer está dando certo

Por Natalie Rosa | Editado por Luciana Zaramela | 24 de Junho de 2021 às 11h30
Freepik/Raw Pixel

No futuro, pacientes que estão em tratamento contra o câncer poderão avaliar a eficácia dos medicamentos apenas com um exame de sangue. Com o procedimento, médicos oncologistas poderão acompanhar a melhora do paciente e, se necessário, fazer ajustes para aumentar as chances de recuperação.

Shao Huilin, médico e pesquisador do Instituto de Inovação e Tecnologia em Saúde da Universidade Nacional de Singapura, desenvolveu uma tecnologia precisa e menos invasiva para essa finalidade. A técnica, chamada de ExoSCOPE, é a primeira do mundo a se aproveitar das vesículas extracelulares secretadas pelas células cancerosas, que ficam circulando pelo sangue como um indicador reflexivo da eficácia da medicação em tumores sólidos.

"Os procedimentos convencionais, como o de imagem do tumor, não são somente caros, como também demorados", conta Shao. "Para esses métodos, a eficácia do tratamento pode ser determinada somente depois de semanas. Usando o ExoSCOPE, conseguimos medir diretamente os resultados da eficácia do medicamento a partir de 24 horas após o início do tratamento. Isso reduzirá significativamente o tempo e o custo do monitoramento do tratamento do câncer", completa.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Imagem: Divulgação/NUS

O cientista diz que o método exige apenas uma pequena quantidade de sangue para análise, que deve durar menos de uma hora para ficar pronto. O ExoSCOPE foi desenvolvido a partir de uma plataforma de nanotecnologia, que analisa se as células cancerosas tratadas estão respondendo aos medicamentos.

Os testes da nova técnica foram feitos com 163 amostras de sangue de 106 pacientes, mostrando 95% de eficácia em comparação com exames padrão ouro de imagem volumétrica de tumores. A análise foi feita dentro de 24 horas a partir do início do tratamento.

Os pesquisadores levaram dois anos para desenvolver e validar a plataforma do ExoSCOPE, e a próxima tarefa será expandi-la para medir a eficácia de diferentes tipos de medicamentos não só para o câncer, como para doenças cardiovasculares ou neurológicas.

O estudo completo pode ser analisado na revista científica Nature Nanotechnology.

Fonte: Futurity

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.