Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

EUA destroem últimas armas químicas oficiais do mundo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Julho de 2023 às 13h02

Link copiado!

Folco Masi/Unsplash
Folco Masi/Unsplash

No último dia 7, os EUA anunciaram a destruição da última munição de armas químicas do país. Isso significa que o mundo está oficialmente livre de armas químicas, pelo menos na teoria. Isso porque a ação marca o fim de todos os estoques de armas químicas declarados à OPCW, o órgão responsável por um tratado internacional que proíbe o desenvolvimento, produção, aquisição, armazenamento, retenção, transferência ou uso de armas desse tipo.

Os EUA começaram a se livrar de suas armas químicas em 1990, mas o longo processo acaba de ser concluído. A ocasião foi marcada pela destruição do último foguete M55 cheio de agente nervoso sarin.

"Temos uma obrigação moral de trabalhar para eliminar a ameaça representada pelas armas de destruição em massa. Esta é a primeira vez que um órgão internacional verifica a destruição de toda uma categoria de armas de destruição em massa declaradas, reforçando o compromisso dos Estados Unidos de criar um mundo livre de armas químicas”, anunciou o subsecretário de defesa William A. LaPlante, em comunicado.

Continua após a publicidade

"Depois de anos de projeto, construção, testes e operações, essas armas obsoletas foram eliminadas com segurança. O Exército se orgulha de ter desempenhado um papel fundamental em tornar essa desmilitarização possível", completou a secretária do exército dos EUA, Christine Wormuth.

As armas químicas foram usadas pela primeira vez na Primeira Guerra Mundial, onde mataram cerca de 100 mil soldados, enquanto muitos dos que sobreviveram a ataques ficaram com complicações de saúde ao longo da vida.

O que são armas químicas?

Mas o que são armas químicas, exatamente? Segundo a Convenção sobre as Armas Químicas (CWC, na sigla em inglês), é "um produto químico utilizado para causar morte, incapacitação temporária ou danos permanentes a humanos ou animais através de suas propriedades tóxicas".

Isso quer dizer que quaisquer equipamentos projetados especificamente para utilizar produtos químicos tóxicos como armas, como munições, por exemplo, também entram nessa definição. Existem vários tipos de agentes químicos que podem ser usados como arma:

  • Agentes sufocantes, que agem no trato respiratório, irritando nariz, garganta e pulmões, como cloro
  • Agentes vesicantes, que age mediante inalação e contato com a superfície do corpo, irritando os olhos, o trato respiratório e pele, como gás mostarda
  • Agentes sanguíneos, que inibem a habilidade das células de utilizar oxigênio, sufocando o corpo, como o cloreto de cianogênio
  • Agentes nervosos, que atingem uma enzima do sistema nervoso e estimula a salivação e lacrimação, causa dores de cabeça, suor, visão borrada, dificuldade para respirar e vômito
  • Agente para controle de multidões, que irritam os olhos, boca, garganta, pulmões ou pele. Caso sejam utilizados em contextos de guerra, podem ser considerados uma arma química.

Apesar das proibições, armas químicas continuam entrando em ação em guerras e ataques terroristas.

Continua após a publicidade

Fonte: U.S. Department of Defense, OPCW