Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

EUA aprovam oficialmente o remdesivir como 1º medicamento contra a COVID-19

Por| 23 de Outubro de 2020 às 15h20

Link copiado!

HeungSoon/Pixabay
HeungSoon/Pixabay

Na quinta-feira (22), os Estados Unidos aprovaram oficialmente —  aqui, não se trata de uma aprovação emergencial — o primeiro medicamento para o tratamento da COVID-19. Mais especificamente, a Food and Drug Administration (FDA) autorizou o uso do remédio Veklury, nome comercial do antiviral remdesivir, para o tratamento de pacientes contaminados pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) apenas em hospitais.

De acordo com a nota da agência federal norte-americana, o medicamento fabricado pela farmacêutica  Gilead reduziu o tempo de recuperação em média cinco dias durante os testes clínicos de pacientes hospitalizados por causa da COVID-19. "Veklury é o primeiro tratamento para COVID-19 a receber a aprovação do FDA", ressalta o comunicado oficial da agência.

Continua após a publicidade

Entretanto, o medicamento só é autorizado "para uso em pacientes adultos e pediátricos com 12 anos de idade ou mais e pesando pelo menos 40 kg (cerca de 88 libras) para o tratamento da COVID-19 que requer hospitalização", esclarece a agência. Até o momento, os ensaios clínicos para aprovação do remédio para a população pediátrica e para pessoas não hospitalizadas ainda estão em andamento.

“A aprovação de hoje é apoiada por dados de vários ensaios clínicos que a agência avaliou rigorosamente e representa um importante marco científico na pandemia da COVID-19. Como parte do Programa de Aceleração de Tratamento de Coronavírus da FDA, a agência continuará a ajudar a mover novos produtos médicos para os pacientes o mais rápido possível, enquanto ao mesmo tempo determina se eles são eficazes e se seus benefícios superam seus riscos", explicou o comissário do FDA, Stephen M. Hahn.

Segundo Hahn, a decisão da FDA foi apoiada pela análise de dados de "três ensaios clínicos randomizados e controlados que incluíram pacientes hospitalizados com COVID-19 leve a grave". Inclusive, um dos estudos demonstrou que "o tempo médio de recuperação da COVID-19 foi de 10 dias para o grupo Veklury em comparação com 15 dias para o grupo do placebo".

Remdesivir contra a COVID-19

Continua após a publicidade

Aprovado agora para o uso contra  a COVID-19, o remdesivir é um antiviral que já foi testado contra o Ebola e mostrou alguma eficácia para SARS (síndrome respiratória aguda grave) e MERS (síndrome respiratória do Oriente Médio). No contexto da pandemia, o medicamento recebeu autorização de uso emergencial para os pacientes contaminados, emitido pela FDA ainda em maio deste ano. 

Mesmo que a aprovação do primeiro medicamento contra a COVID-19 seja uma boa notícia, sua eficácia no tratamento não é consenso entre os especialistas da área da saúde. Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que o remdesivir teve pouco ou nenhum efeito na sobrevida dos pacientes, a partir de outras pesquisas clínicas desenvolvidas pelo projeto Solidarity.

Fonte: FDA via BBC