Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

EUA aprovam 1º teste caseiro que pode detectar covid-19 e gripe

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Fevereiro de 2023 às 14h00

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

Com função similar a da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a agência de saúde Food and Drug Administration (FDA) aprovou, na última sexta-feira (24), o primeiro teste caseiro que pode detectar tanto casos da covid-19 quanto da gripe (influenza). O exame pode ser feito sem receita médica por pacientes com sintomas respiratórios e os resultados saem em menos de 30 minutos.

Comercialmente vendido como Lucira Covid-19 & Flu Home Test, o novo teste para casos sintomáticos foi desenvolvido pela empresa de biotecnologia californiana Lucira Health. Segundo a decisão da FDA, o exame da covid-19 e da gripe pode ser feito por qualquer pessoa com mais de 14 anos. Em crianças pequenas, a coleta deve ser feita por um adulto responsável.

Quanto custa o teste que descobre se é covid-19 ou gripe?

Continua após a publicidade

Até o momento, o teste que identifica casos da covid-19 e da gripe ainda não está disponível para compra no e-commerce da empresa responsável pela tecnologia. A versão mais simples, que detecta apenas infecções pelo coronavírus SARS-CoV-2, custa 68 dólares (aproximadamente 350 reais na conversão direta).

Quão eficaz é o teste que detecta casos de covid-19 e gripe?

Continua após a publicidade

Segundo a decisão da FDA, o teste oferece precisão de 100% para os resultados negativos da covid-19 e 88% para os positivos. No caso da gripe, é feita uma distinção entre os vírus A e B. No primeiro caso, a precisão para um resultado negativo da A é de 99% e de 90% para um positivo. Para o tipo B, não foi possível realizar testes clínicos abrangentes que estabelecessem as taxas de acerto.

"Como atualmente não há casos suficientes de Influenza B circulando para incluir em um estudo clínico, a validação confirmou que o teste pode identificar o vírus em amostras em laboratório, e os EUA exigem que Lucira continue coletando amostras para estudar a capacidade do teste de detectar Influenza B em circunstâncias do mundo real", informa a agência.

Vale lembrar que, por ser um teste caseiro, todo paciente deve buscar por atendimento médico se os sintomas da infecção piorarem, independente do resultado ser positivo para covid-19 e gripe ou negativo para ambos os vírus. Testes adicionais podem ser necessários.

Fonte: FDA