Estudo relaciona consumo de cannabis a tentativas de suicídio e faz alerta

Estudo relaciona consumo de cannabis a tentativas de suicídio e faz alerta

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 13 de Julho de 2021 às 15h00
Matthew Brodeur/Unsplash

Uma pesquisa do Instituto Nacional de Abuso de Drogas (NIDA) dos Estados Unidos descobriu uma relação entre o aumento do consumo de cannabis e uma maior prevalência de pensamentos suicidas e tentativas de suicídio entre jovens e adultos. Essa correlação persistiu mesmo sem a existência de qualquer depressão grave.

“Embora não possamos estabelecer que o uso de cannabis causou o aumento do [índice de] suicídio que observamos neste estudo, essas associações justificam mais pesquisas. À medida que entendemos melhor a relação entre o uso de cannabis, depressão e suicídio, os médicos serão capazes de fornecer melhor orientação e atendimento aos pacientes”, apontou a autora do estudo e diretora do NIDA, Nora Volkow.

Pra chegar nessa relação, os cientistas examinaram dados de mais de 280 mil participantes com idades entre 18 e 35.  Eles também descobriram que o risco era ainda maior em mulheres do que em homens, mas os autores do estudo apontaram que a forma como seu estudo foi estruturado não lhes permitiu entender o porquê. 

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Estudo relaciona consumo de Cannabis a tentativas de suicídio e faz alerta (Imagem: David Gabrić/Unsplash)

“O suicídio é a principal causa de morte entre jovens adultos nos Estados Unidos, e as descobertas deste estudo oferecem informações importantes que podem nos ajudar a reduzir esse risco. Depressão e transtorno do uso de cannabis são condições tratáveis”, apontaram os autores. 

O estudo completo pode ser acessado no JAMA Network.

Fonte: Futurism

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.