Estudo relaciona consumo de cannabis a tentativas de suicídio e faz alerta

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 13 de Julho de 2021 às 15h00
Matthew Brodeur/Unsplash

Uma pesquisa do Instituto Nacional de Abuso de Drogas (NIDA) dos Estados Unidos descobriu uma relação entre o aumento do consumo de cannabis e uma maior prevalência de pensamentos suicidas e tentativas de suicídio entre jovens e adultos. Essa correlação persistiu mesmo sem a existência de qualquer depressão grave.

“Embora não possamos estabelecer que o uso de cannabis causou o aumento do [índice de] suicídio que observamos neste estudo, essas associações justificam mais pesquisas. À medida que entendemos melhor a relação entre o uso de cannabis, depressão e suicídio, os médicos serão capazes de fornecer melhor orientação e atendimento aos pacientes”, apontou a autora do estudo e diretora do NIDA, Nora Volkow.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Pra chegar nessa relação, os cientistas examinaram dados de mais de 280 mil participantes com idades entre 18 e 35.  Eles também descobriram que o risco era ainda maior em mulheres do que em homens, mas os autores do estudo apontaram que a forma como seu estudo foi estruturado não lhes permitiu entender o porquê. 

Estudo relaciona consumo de Cannabis a tentativas de suicídio e faz alerta (Imagem: David Gabrić/Unsplash)

“O suicídio é a principal causa de morte entre jovens adultos nos Estados Unidos, e as descobertas deste estudo oferecem informações importantes que podem nos ajudar a reduzir esse risco. Depressão e transtorno do uso de cannabis são condições tratáveis”, apontaram os autores. 

O estudo completo pode ser acessado no JAMA Network.

Fonte: Futurism

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.