Estudo encontra compostos químicos perigosos em leite materno; entenda

Estudo encontra compostos químicos perigosos em leite materno; entenda

Por Natalie Rosa | Editado por Luciana Zaramela | 22 de Julho de 2021 às 10h30
Freepik/freepic.diller

Um novo estudo descobriu que algumas mães estão com compostos químicos perigosos no leite materno, o que pode trazer riscos à saúde do bebê. A descoberta em questão é de fluorosurfactantes (PFAS), conhecidos ainda como surfactantes fluorados, classe de mais de quatro mil compostos que podem provocar danos ao fígado, reduzir a taxa de natalidade e provocar distúrbios imunológicos quando usados em testes com animais, mas também trazendo problemas de saúde em humanos.

Os compostos costumam ser usados em diferentes tipos de produtos, como cosméticos, embalagens de alimentos, fio dental e móveis. Por ser bastante usado, então, os cientistas contam que se tornou inevitável que eles se acumulassem no organismo, o que ficou claro no novo estudo, realizado por cientistas da Universidade de Indiana, Washington, e da empresa de pesquisa Toxic-Free Future, de Seattle.

Imagem: Reprodução/shurkin_son/Freepik

A pesquisa analisou amostras do leite materno de voluntárias ao redor do mundo. Apesar do resultado alarmante, o estudo deixa claro que os benefícios da amamentação superam os possíveis riscos que possam surgir com a presença do composto.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Você pode conferir o estudo na revista científica ACS Publications.

Fonte: Futurism

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.