Estudo encontra compostos químicos perigosos em leite materno; entenda
Por Natalie Rosa • Editado por Luciana Zaramela |
Um novo estudo descobriu que algumas mães estão com compostos químicos perigosos no leite materno, o que pode trazer riscos à saúde do bebê. A descoberta em questão é de fluorosurfactantes (PFAS), conhecidos ainda como surfactantes fluorados, classe de mais de quatro mil compostos que podem provocar danos ao fígado, reduzir a taxa de natalidade e provocar distúrbios imunológicos quando usados em testes com animais, mas também trazendo problemas de saúde em humanos.
- 10 curiosidades científicas sobre bebês que você nem imaginava
- Cientistas criam leite materno com células cultivadas em laboratório
- Vacina contra COVID-19 é segura em grávidas, segundo estudo
Os compostos costumam ser usados em diferentes tipos de produtos, como cosméticos, embalagens de alimentos, fio dental e móveis. Por ser bastante usado, então, os cientistas contam que se tornou inevitável que eles se acumulassem no organismo, o que ficou claro no novo estudo, realizado por cientistas da Universidade de Indiana, Washington, e da empresa de pesquisa Toxic-Free Future, de Seattle.
A pesquisa analisou amostras do leite materno de voluntárias ao redor do mundo. Apesar do resultado alarmante, o estudo deixa claro que os benefícios da amamentação superam os possíveis riscos que possam surgir com a presença do composto.
Você pode conferir o estudo na revista científica ACS Publications.
Fonte: Futurism