Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas criam leite materno com células cultivadas em laboratório

Por| Editado por Luciana Zaramela | 30 de Junho de 2021 às 10h30

Link copiado!

Lucy Wolski/Unsplash
Lucy Wolski/Unsplash

Uma empresa dos EUA anunciou a produção do primeiro leite materno a partir de cultura de células humanas, anunciando que conseguiu resolver uma complexa questão: recriar o leite fora da mama humana, já que o alimento natural é muito difícil de ser replicado. 

“O leite humano é tremendamente complexo tanto na composição quanto na estrutura, o que torna impossível sua replicação”, disse Dra. Jennifer Smilowitz, consultora técnica da empresa em questão, BIOMILQ. No entanto, a empresa parece ter resolvido boa parte do enigma graças ao uso de células mamárias humanas para gerar o leite. A técnica permite a produção da maioria dos macronutrientes benéficos encontrados no leite materno e ainda usa um processo de produção muito melhor para o meio ambiente do que outras alternativas, como fórmulas, segundo a empresa.  

Continua após a publicidade

“Nosso trabalho mais recente demonstra que grande parte da complexidade do leite pode ser alcançada replicando a relação entre as células que o produzem e as condições que experimentam dentro do corpo durante a lactação”, completou a co-fundadora da empresa, Dra. Leila Strickland.  

A equipe agora está voltando sua atenção para as rígidas regulamentações pelas quais o leite deve passar antes de entrar nas prateleiras dos supermercados e/ou farmácias, além de dimensionar sua produção para atender à enorme demanda que o produto possa vir a ter, caso sua segurança e eficácia sejam comprovadas.

Fonte: BIOMILQ via IFL Science