Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Esta ilusão de ótica engana o cérebro de 86% das pessoas; você é uma delas?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 07 de Junho de 2022 às 08h30

Link copiado!

pixelaway/envato
pixelaway/envato

Cientistas fizeram uma análise sobre uma nova ilusão de ótica — chamada Expanding Hole Illusion — que engana o cérebro e dilata a pupila, como se a pessoa entrasse em um túnel escuro. Basicamente, a imagem consiste em um buraco negro que parece se expandir à medida que se olha.

Segundo as informações publicadas na revista científica Frontiers in Human Neuroscience, a ilusão de ótica em questão pode ser percebida por 86% das pessoas. Veja se você é uma delas: a imagem parece se mexer, do centro para as bordas como um buraco em expansão?

Continua após a publicidade

Segundo o estudo, o reflexo da pupila depende da percepção, e não necessariamente da realidade. “A pupila reage à forma como percebemos a luz, mesmo que essa 'luz' seja imaginária como na ilusão de ótica, e não apenas uma quantidade de energia luminosa que realmente invade o olho", teorizam os pesquisadores.

Logo, a ilusão provoca uma dilatação correspondente da pupila, como aconteceria se a escuridão realmente aumentasse. Os especialistas também exploraram como diferentes cores no buraco afetariam a intensidade com que se reage mental e fisiologicamente à ilusão.

Em uma tela, eles apresentaram variações da imagem do “buraco em expansão” para 50 mulheres e homens com visão normal, pedindo que avaliassem a intensidade com que percebiam a ilusão. Enquanto os participantes olhavam para a imagem, os pesquisadores mediram seus movimentos oculares e as constrições e dilatações inconscientes de suas pupilas.

A conclusão foi que a ilusão de ótica se mantinha mais eficaz quando o buraco era preto, uma vez que os buracos negros promoviam fortes dilatações nas pupilas dos participantes, enquanto os buracos coloridos faziam com que suas pupilas se contraíssem.

Continua após a publicidade

Fonte: Frontiers in Human Neuroscience, Neuroscience News