Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O modo como você enxerga ilusões de ótica depende da sua idade e da época do ano

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Fevereiro de 2022 às 08h30

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

As ilusões de ótica ocasionalmente dividem opiniões nas redes sociais, levando a divertidos debates, considerando que sempre abrem margem a diferentes interpretações. No entanto, alguns estudos sugerem que a percepção pode mudar de acordo com a idade ou até mesmo com a época do ano.

Uma das ilusões de ótica mais famosas do mundo é aquela da jovem e da idosa (em que se pode enxergar tanto uma moça de perfil como o rosto de uma senhora, a depender do ângulo):

Continua após a publicidade

Com base nessa mesma imagem, um estudo australiano publicado na revista científica Nature descobriu que as pessoas mais jovens tendem a ver uma mulher jovem primeiro, enquanto os participantes mais velhos são muito mais propensos a ver a idosa primeiro. Para os pesquisadores, a interpretação inicial da imagem acontece "em um nível subconsciente".

Tendo em mente essa mesma proposta de entender as subjetividades da percepção em torno da ilusão de ótica, os autores de um artigo publicado na revista Perceptual and Motor Skills fizeram um experimento com a clássica ilusão do coelho/pato:

Os cientistas mostraram a ilustração a 265 indivíduos durante a Páscoa e a 276 durante o mês de outubro. Com isso, perceberam que a época do ano também pode influenciar na interpretação que as pessoas têm de uma ilusão de ótica. Acontece que, em outubro, a maioria dos participantes relatou ter visto um pato. No entanto, como era de se esperar, na época da páscoa a maioria apontou ter visto um coelho, numa relação subconsciente com o feriado próximo.

Continua após a publicidade

Fonte: Nature, Perceptual and Motor Skills via IFL Science