Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Que cores você enxerga nessas bolinhas? Estudo explica famosa ilusão de ótica

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Maio de 2021 às 13h30

Link copiado!

Harry Quan/Unsplash
Harry Quan/Unsplash

De vez em quando, determinadas imagens tomam conta das redes sociais por simplesmente brincarem com nossos olhos, fazendo enxergar movimentos e cores que não estão ali. Estamos falando das ilusões de ótica. E em 2019, David Novick, professor de engenharia da Universidade do Texas, intrigou o Twitter com uma dessas imagens.

A ilusão em questão consiste em uma imagem com várias linhas no fundo e bolinhas espalhadas. Então antes de tudo: você vê bolinhas de quais cores na imagem abaixo?

Continua após a publicidade

Você provavelmente viu bolinhas esverdeadas, avermelhadas e azuladas, correto? Mas e se te dissermos que, na verdade, essas esferas são todas da mesma cor? Sim. Elas têm literalmente o mesmo tom: um marrom bem claro, como você pode ver nos tuítes:

A ilusão depende da matiz das listras do primeiro plano, não das cores do fundo atrás das esferas. Portanto, se você remover as listras cruzadas, a ilusão desaparece, deixando apenas as esferas marrons idênticas.

Continua após a publicidade

O que acontece, segundo o professor, é que embora os contornos das esferas pareçam todos idênticos, como são, "o tipo de cor se espalha, ou se assimila, aos espaços adjacentes". Especificamente, a cor das esferas é "puxada" para mais perto da cor das listras que se cruzam sobre elas, em primeiro plano. Nesta imagem em particular, chamada "Confetti Spheres 5", uma série de listras verdes, vermelhas e azuis cortam as esferas e distorcem nossa percepção de sua tonalidade real.

A questão das cores é tão complexa, que aqui no Canaltech chegamos a fazer uma matéria com alguns neurologistas, tentando entender como o cérebro processa as cores.

Fonte: Live Science