Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Esta espécie de peixe come os próprios filhotes; entenda o porquê

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Novembro de 2022 às 12h07

Link copiado!

Imagem: Skitterphoto/Pixabay
Imagem: Skitterphoto/Pixabay

Existe uma espécie africana de peixe chamada Astatotilapia burtoni, que se destaca por um comportamento diferente do que os seres humanos estão acostumados: as mães às vezes comem os próprios filhotes. Recentemente, um estudo publicado na revista científica Biology Letters buscou entender o porquê.

Depois que os ovos são fertilizados, as mães abrigam em suas bocas por cerca de duas semanas para protegê-los de predadores. Quando os ovos eclodem em minúsculos peixes larvais, os bebês ficam fora da boca da mãe, mas voltam para dentro quando há algum perigo.

O estudo explica que, com isso, a mãe não consegue respirar direito ou comer durante esse período. Por isso, em determinados momentos, o peixe consome alguns de seus filhotes, um comportamento chamado “canibalismo filial”. Os cientistas associaram os níveis de canibalismo à saúde materna.

Continua após a publicidade

No estudo, a equipe acompanhou a situação de cerca de 80 fêmeas que haviam desovado recentemente. Depois de um período de observação de duas semanas, os pesquisadores notaram que as mães haviam comido cerca de 40% de seus filhos em média; e que mais de 93% das mães comiam pelo menos alguns de seus filhos.

Em seguida, os cientistas avaliaram os níveis de estresse oxidativo do peixe-mãe, e descobriram que mães com níveis mais altos de estresse oxidativo consumiam mais de seus filhos, presumivelmente beneficiando de antioxidantes que ingeriram. Assim, o estudo espera que o canibalismo filial seja “uma estratégia adaptativa que muitas espécies usam”.

Fonte: Biology Letters via National Geographic