Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Especialistas procuram reforço após vacina de dose única da Janssen

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Junho de 2021 às 14h50

Link copiado!

erika8213/envato
erika8213/envato

Em meio às vacinas contra COVID-19 em vigor, a da Janssen se destaca por sua dose única. No entanto, com a variante Delta em mente, alguns especialistas buscaram um reforço nas vacinas da Moderna ou da Pfizer. Mas por enquanto, as autoridades não recomendam uma injeção de reforço após a vacina da Janssen.

O Brasil já recebeu milhões de doses da vacina em questão, tanto pela compra do Ministério da Saúde, quanto por doações dos EUA.

Dentre os especialistas que defendem um reforço para a dose da Janssen, está Angela Rasmussen, virologista da Universidade de Saskatchewan, Canadá. A especialista tomou a vacina da Pfizer para "completar" a da Janssen, que recebeu em abril. Em seu ponto de vista, ainda não se tem conhecimento se um reforço de vacina após uma injeção da Janssen aumenta a proteção contra variantes, mas "é provável que funcione, visto que os reforços funcionam para quase todas as outras vacinas em uso".

Continua após a publicidade

Já Jason Gallagher, professor clínico de doenças infecciosas na Escola de Farmácia da Temple University (EUA), recebeu a vacina da Janssen em um teste em novembro e recentemente recebeu uma dose da vacina da Pfizer. O médico relata preocupação com os dados que sugerem que uma única injeção da vacina da Pfizer ou da AstraZeneca foi apenas 33% eficaz contra a COVID-19 sintomática, causada pela variante Delta.

Ainda em relação à Delta, não há dados sobre o quão bem a vacina da Janssen funciona contra a variante. De qualquer forma, o imunizante utiliza tecnologia de vetor viral e, em estudos, provou-se eficaz contra diferentes variantes do novo coronavírus — como a Beta, descoberta na África do Sul, e a Gama, que hoje é predominante no Brasil.

Fonte: Business Insider