Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Especialistas pedem que pais levem seus filhos para tomar a vacina contra gripe

Por| Editado por Luciana Zaramela | 07 de Setembro de 2022 às 13h40

Link copiado!

DragonImages/Envato
DragonImages/Envato

Convencer a população a aderir à vacina infantil contra covid-19 exigiu bastante discussão, mas agora os pediatras estão concentrados em pedir outra coisa: que os pais levem seus filhos para tomar a vacina contra gripe assim que disponível.

Em especial, a Academia Americana de Pediatria fez um comunicado incentivando os pais a atualizarem todas as outras vacinas para seus filhos. "Consideramos a vacina contra a gripe fundamental para todos os membros da família. Não devemos subestimar a gripe, especialmente quando outros vírus respiratórios como a covid-19 estão circulando. A gripe também pode ser grave e até mortal em crianças", alerta a organização.

Conforme alerta o CDC (órgão de saúde dos EUA), apenas 55% das crianças de 6 meses a 17 anos foram vacinadas contra a gripe no início de abril, o que equivale a uma queda de 2% em relação ao abril anterior.

Continua após a publicidade

A Academia Americana de Pediatria recomenda que crianças de 6 meses ou mais sejam vacinadas com a vacina da gripe todos os anos. Dependendo da idade e da saúde da criança, ela pode receber uma vacina, que tem uma versão inativa do vírus da gripe, ou o spray nasal, que tem uma forma enfraquecida do vírus.

Já a campanha de vacinação contra a gripe no Brasil acontece em duas etapas, focando em grupos prioritários diferentes. Entre os dias 4 de abril e 2 de maio, os imunizantes do Butantan estavam disponíveis para os grupos prioritários (pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da área da saúde. Mas a partir de junho, crianças de 6 meses a 5 anos e adolescentes a partir dos 12 anos passaram a tomar.

As crianças que serão vacinadas pela primeira vez contra a gripe têm um esquema de imunização diferente, já que devem receber duas doses do imunizante. "A orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose", lembra a Saúde.

Continua após a publicidade

Fonte: WebMD