Especialistas identificam nova variante do coronavírus no interior de SP
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Mais uma variante do coronavírus! Trata-se da P.4, desta vez, encontrada no interior de São Paulo. O responsável por identificar a variante foi o pesquisador da Unesp de Botucatu e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, João Pessoa Araújo Júnior.
- Quais são as principais variantes do coronavírus no Brasil?
- O que se sabe sobre a variante indiana do coronavírus, identificada no Maranhão
- O que sabemos sobre a nova variante do coronavírus descoberta em Manaus
De acordo com o pesquisador, essa nova variante é parente da P.1, por ter a mesma origem: a B.1.1.28, linhagem que deu origem a P.1, a P.2, identificada no Rio de Janeiro, e a P.3, que foi identificada nas Filipinas. A variante foi reconhecida no leste de São Paulo, primeiramente em Mococa, mas depois foi vista uma alta frequência dela na cidade de Porto Ferreira, onde concentraram o estudo.
O pesquisador reitera que a importância em reconhecer a variante neste momento se dá pelo fato de que ela se encontra em ascensão. "Ela está num ambiente onde a P.1 predomina, onde a variante britânica predomina também, mas ela está subindo com uma frequência que nos preocupa muito", apontou.
"Então, isso foi reconhecido pelo GISAID e agora, com esse nome, a gente vai ter condição de acompanhar melhor qual vai ser a disseminação dele e a gente quase que implora para os órgãos competentes de saúde para olhar com mais cuidado para essa região, pra gente minimizar a transmissão dessa variante P.4. pra outras regiões, como aconteceu com a variante P.1", concluiu o especialista.
Fonte: G1