Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Escócia cria primeira clínica de reabilitação para viciados em bitcoin

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Outubro de 2021 às 11h40

Link copiado!

Envato/FabrikaPhoto
Envato/FabrikaPhoto

O vício é um assunto delicado, que exige tratamentos. E foi sob essa premissa que a Escócia criou a primeira clínica de reabilitação para viciados em... bitcoins. Trata-se do Craig Castle, que fica a cerca de 40 quilômetros de Edimburgo, capital do país em questão. Os pacientes vêm dos outros países que compõem o Reino Unido e até mesmo de lugares bem distantes, como EUA, Dubai, Malta, Irlanda e Holanda.

O próprio terapeuta de recuperação no vício de bitcoins do Castle Craig, Tony Marini, é um ex-viciado. Ele acredita que o mercado de criptomoedas é muito semelhante a jogos de azar, e afirma ser o primeiro terapeuta a reconhecer o padrão: a jornada para o vício vai de negociações ocasionais e vitórias frequentes, que alimentam um desejo por dopamina e levam a fantasias de grandes vitórias, até episódios de perda prolongada que resultam em isolamento e podem levar a atos ilegais, desastres e às vezes até suicídio.

O terapeuta explica que, normalmente, as pessoas entram nisso porque querem comprar coisas da dark web. E a única forma de fazer isso é com criptomoedas. Ele ainda relaciona o vício com drogas e álcool.

Continua após a publicidade

Desde 2017, o Craig Castle trata pacientes com dependência em criptomoedas. Normalmente, essas pessoas são encaminhadas para a clínica por causa do vício em drogas ou álcool, e o tratamento revela determinadas obsessões comportamentais, e assim se descobre o vício em bitcoins.

O tratamento no castelo escocês não é barato, mas a reabilitação de pessoas do Reino Unido normalmente é financiada pelo Serviço Nacional de Saúde Britânico, e dura seis meses. O terapeuta opina que a parte mais preocupante desse mercado é que todas as histórias na mídia são sobre pessoas que ganharam dinheiro: não se ouve histórias de pessoas que perderam muito dinheiro porque elas se sentem envergonhadas.

Para conhecer o Castle Craig, visite o site oficial.

Continua após a publicidade

Fonte: Decrypt