Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Envenenamento? Índia reúne 21 especialistas para investigar doença misteriosa

Por| 11 de Dezembro de 2020 às 15h00

Link copiado!

Daan Stevens/Unsplash
Daan Stevens/Unsplash

No início de dezembro, relatos de médicos indianos apontaram uma nova e misteriosa doença, que ainda sequer possui nome, mas que teria afetado centenas de pessoas no estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia, com direito à morte de uma pessoa. Com essa preocupação, o governo estadual constituiu um comitê multidisciplinar de 21 membros chefiado pelo secretário-chefe do estado para investigar um surto na área de Eluru, em West Godavari. Acontece que, na área, o número total de casos já ultrapassou a marca de 600.

Os afetados queixaram-se de tonturas, desmaios, dores de cabeça e vômitos. O comitê irá sugerir medidas corretivas para prevenir a ocorrência de tais incidentes no futuro. Uma das suspeitas é que canos de PVC revestidos de chumbo usados ​​para abastecimento de água potável possam ser a razão por trás de um envenenamento.

O Dr. Sarma, que anteriormente ocupou cargos seniores no Governo de Andhra Pradesh e foi Secretário do Governo da Índia nos Ministérios de Energia e Finanças, enviou uma carta dizendo o seguinte:

Continua após a publicidade
De acordo com a análise realizada pelo Conselho de Qualidade da Índia (QCI), 33% das amostras de água coletadas em 26 cidades da Índia indicaram altos níveis de chumbo. Tubos de PVC revestidos com chumbo usados ​​extensivamente em sistemas urbanos de água potável parecem ser o principal contribuinte para o envenenamento da água por chumbo. As amostras de água assim analisadas indicaram que os níveis de chumbo excediam a norma indiana de 50 partes por bilhão, o que em si é questionável em comparação com a norma da OMS de 10 partes por bilhão. O excesso de chumbo no corpo humano pode causar problemas neurológicos do tipo observado em Eluru.

Ele também suspeitou que baterias de veículos descartadas erroneamente e que entraram nos sistemas de abastecimento de água potável podem ter causado o envenenamento por chumbo. É que o chumbo com mais de 10 microgramas por decilitro causa sérios problemas de aprendizagem em crianças, segundo estudos anteriores, e mais de 70 doenças diferentes são atribuídas ao excesso de chumbo presente no corpo humano.

Dr. Sarma tem pedido medidas urgentes por parte dos órgãos municipais para manter a limpeza de todas as fontes de água doce usadas no abastecimento de água, minimizar o uso de tubos de PVC e realizar ações frequentes. “Os testes devem abranger não apenas o chumbo, mas também os outros metais pesados ​​que incluem zinco, arsênio, cádmio, mercúrio, etc. Onde há depósitos de carvão (como na área do porto de Vishakhapatnam), é possível que isótopos radioativos de urânio e tório também entrem as fontes de água. Os agrotóxicos também contêm metais pesados ​​tóxicos”, solicitou.

Continua após a publicidade

No entanto, a situação continua submersa num completo mistério. A ministra da saúde do estado, Alla Kali Krishna Srinivas, chegou a dizer no último fim de semana: "Descartamos a contaminação da água ou poluição do ar como causa depois que as autoridades visitaram as áreas onde as pessoas adoeceram. É uma doença misteriosa e apenas análises de laboratório revelarão o que é". Então, cabe aguardar pelos resultados dessas análises.

Fonte: India Today