Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Efluelda | 1ª vacina de alta dose contra gripe para idosos chega ao Brasil

Por| Editado por Luciana Zaramela | 08 de Março de 2023 às 13h20

Link copiado!

Rido81/Envato
Rido81/Envato

A campanha nacional de vacinação gratuita contra a gripe (influenza), coordenada pelo Ministério da Saúde, está prevista para começar em abril, antes da chegada do inverno com doses trivalentes. No entanot, nesta temporada, quem opta por se vacinar em clínicas particulares poderá receber as primeiras doses do imunizante tetravalente de alta dose, desenvolvidas pela farmacêutica Sanofi. A fórmula recebe o nome de Efluelda no Brasil.

Diferente da vacina do Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina Efluelda protege contra quatro cepas do vírus da gripe, incluindo duas da Influenza A e outras duas da Influenza B. Outras fórmulas disponíveis no mercado já fazem isso, mas o grande diferencial é que o novo imunizante é considerado de alta dose — algo inédito para os brasileiros. Outra diferença é que o uso é específico para pessoas com mais de 60 anos e idosos.

Em estudos clínicos (com humanos) que compararam o efeito da vacina tradicional da gripe com a Efluelda, foi possível calcular que a nova vacina oferece uma proteção 24% maior em idosos. Além disso, ela reduz o risco de hospitalizações por pneumonia em 27% e de internações por eventos cardiorrespiratórios em 18%.

Continua após a publicidade

Por que a nova vacina da Sanofi é considerada de alta dose?

A vacina é conhecida por ser de alta dose, porque é quatro vezes mais concentrada que os outros modelos disponíveis no mercado, quando se analisa a quantidade de antígeno (componente ativo). Segundo a bula do imunizante, disponibilizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a concentração total de antígeno é de 240 microgramas, sendo 60 microgramas de cada cepa. Normalmente, são apenas 15 microgramas por cepa.

Quando chega a vacina de alta dose contra a gripe no Brasil?

Continua após a publicidade

Segundo a assessoria da Sanofi, a vacina de alta dose chegará ao Brasil a partir de abril. Neste momento, as doses estarão disponíveis apenas na rede privada de saúde, como clínicas e hospitais particulares. Até o momento, o preço da dose não foi divulgado.

Cabe observar que, embora a vacina de alta dose seja novidade para os brasileiros, o imunizante já é amplamente usado em outros países, como nos Estados Unidos. Por lá, a versão mais antiga do composto, ainda trivalente, foi autorizada em 2009.

Quais são os efeitos adversos mais comuns da vacina contra influenza?

Apesar da maior concentração de componente ativo da vacina, os efeitos adversos são semelhantes ao do imunizante tradicional. Segundo a bula, as reações mais comuns são:

Continua após a publicidade
  • Dor no local da injeção;
  • Mialgia (dor muscular);
  • Dor de cabeça;
  • Mal-estar.

Conforme autorizado pela Anvisa, a fórmula não deve ser aplicada em pessoas com menos de 60 anos e nem em indivíduos que têm alergia a algum componente do imunizante, como a ovos.

Riscos da gripe para a população idosa

Independentemente de qual vacina da gripe está em foco, é válido reforçar a importância da imunização anual contra esta doença, especialmente entre os mais velhos. Inclusive, não faltam evidências científicas que justifiquem a sua importância. Por exemplo, indivíduos com mais de 65 anos representam 9 em 10 óbitos relacionadas a influenza e 63% das hospitalizações relacionados à doença nos EUA, segundo estudo publicado na plataforma JAMA.

Continua após a publicidade

O risco aumentado da gripe em idosos está normalmente relacionado com a imunossenescência. Este é um processo natural em que o sistema imunológico deixa de ser tão eficaz conforme a pessoa envelhece. Entre outros fatores, isso aumenta o risco do indivíduo desenvolver complicações derivadas de um caso de gripe.

“A infecção por influenza pode gerar uma reação em cadeia de processos inflamatórios que têm potencial de causar quadros clínicos graves cardiovasculares e metabólicos, especialmente na população idosa em que ocorre um processo de enfraquecimento natural do sistema imune”, afirma a infectologista Rosana Richtmann, do Instituto de Infectologia Emilio Ribas. Neste contexto, "a gripe não é uma doença que possa ser subestimada, sendo muito importante a atenção à imunização contra a doença nessa faixa etária", completa.

Fonte: Anvisa e Jama