Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

É normal sentir dor no braço após tomar vacina?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 20 de Janeiro de 2022 às 16h15

Link copiado!

RossHelen/Envato
RossHelen/Envato

É normal sentir dor no braço depois de tomar uma vacina? Muita gente acaba tendo esse tipo de questionamento, principalmente nesses últimos tempos, em que a principal preocupação sanitária do país é se imunizar contra a covid-19. Depois de tirar algumas dúvidas sobre a relação entre vacina e tatuagem, resolvemos questionar uma especialista sobre essa questão das reações do corpo após a imunização.

A enfermeira Danielle Sellmer — mestre em Tecnologia em Saúde e professora da Escola de Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) — nos conta que as vacinas costumam ser aplicadas no músculo deltoide, que recobre o ombro e o terço superior do braço. O protocolo é que o imunizante seja aplicado no braço direito, para que se possa fazer um acompanhamento padronizado de possíveis efeitos adversos relacionados à vacina em questão.

Já no que diz respeito à dor, a professora aponta que pode acontecer, mas não é uma regra. "É normal sentir um pouco de dor no braço após tomar vacina. Algumas sentem, outras não. Vai depender do tamanho do músculo deltoide de cada indivíduo e do tipo de vacina que a pessoa vai tomar", explica.

Continua após a publicidade

O que provoca a dor da vacina?

Segundo Danielle, três fatores podem estar ligados à dor local desencadeada pela vacina:

  • Hidróxido de alumínio, um componente que faz parte de todas as vacinas
  • A baixa temperatura do imunizante
  • A vacina não estar homogeneizada
Continua após a publicidade

Por outro lado, as pessoas que tomam a vacina e sentem dor, muitas vezes se deparam com a dúvida do que fazer, uma vez que não fica muito claro se tomar um analgésico pode interferir na absorção do imunizante ou não, por exemplo.

"É possível tomar remédios como paracetamol, dipirona ou o analgésico que a pessoa tiver em casa, mas o que ajuda muito a aliviar a dor não é nem medicação, é já chegar em casa e aplicar compressa de água fria (não gelada, nem quente, mas fria, em temperatura ambiente) várias vezes ao longo do dia. Isso alivia bastante a dor. Lembrando que a compressa precisa ser fria, se for morna ou quente ela pode aumentar a dor", recomenda a especialista.