Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

DSTs aumentam nos EUA durante a pandemia, informa CDC

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Abril de 2022 às 11h20

Link copiado!

LightFieldStudios/Envato
LightFieldStudios/Envato

Durante a pandemia de covid-19, os EUA se depararam com um aumento notável no número de casos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). A informação vem de um relatório publicado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) na última terça-feira (12).

De acordo com esse relatório, em 2020, os casos de gonorreia aumentaram 10% e os de sífilis cresceram 7%, em comparação com os dados de 2019. Para se ter uma noção, até mesmo a sífilis congênita, que atinge recém-nascidos, passou por um aumento notável na ocasião: quase 15% em relação a 2019.

Por sua vez, o número de casos registrados de clamídia passou por uma queda de 13% desde 2019. O problema é que a doença geralmente é assintomática, detectada apenas através de exames. Frente a isso, a suspeita dos especialistas é que esses dados não sejam condizentes com a realidade, considerando a dificuldade que a pandemia trouxe para o controle de DSTs.

Continua após a publicidade

Uma questão que pode vir à mente é como o número de casos relatados de DSTs passou por um aumento na pandemia, se as pessoas teoricamente estavam em casa. De fato, no início de 2020, quando muitos lugares impunham restrições rígidas como o lockdown, essa taxa diminuiu. Entretanto, já no fim de 2020 mesmo, o confinamento e o distanciamento social foram gradualmente flexibilizados, o que elevou esses números.

Mas os especialistas não concentram toda a culpa do aumento de DSTs ao fim do isolamento social. Acontece que a pandemia de covid-19 impactou radicalmente o atendimento médico presencial, e muitos profissionais da saúde que eram dedicados às DSTs passaram a se concentrar nas questões da pandemia, o que também levou a uma escassez de insumos laboratoriais e exames de DSTs.

O que é sífilis?

O CDC descreve a sífilis como uma infecção sexualmente transmissível que se desenvolve em estágios (primário, secundário, latente e terciário) e pode causar sérios problemas de saúde sem tratamento. Cada estágio da sífilis pode ter diferentes sinais e sintomas, mas no começo ela se faz presente como uma ferida dentro, sobre ou ao redor dos órgãos genitais ou até mesmo dos lábios.

Continua após a publicidade

Com o passar dos estágios, a sífilis pode resultar em dor, febre e fadiga. A agência de saúde dos EUA aponta que a sífilis é curável com antibióticos, mas o tratamento pode não desfazer qualquer dano que a infecção possa causar.

O que é clamídia?

Por sua vez, a clamídia (que também é uma infecção) é temida principalmente por causar danos permanentes ao sistema reprodutivo feminino, o que pode tornar difícil ou impossível engravidar mais tarde. Uma pessoa grávida com clamídia pode transmitir a infecção ao bebê durante o parto.

A doença costuma ser assintomática, mas pode gerar corrimento vaginal anormal, sensação de queimação ao urinar, dor ou inchaço nos testículos, sangramento no ânus. Mas felizmente, a clamídia tem cura através de determinados antibióticos.

Continua após a publicidade

Fonte: AFP, CDC (1, 2)