Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dose de reforço da AstraZeneca é eficaz contra Ômicron, diz estudo da Oxford

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Dezembro de 2021 às 20h46

Link copiado!

Ha4ipuri/envato
Ha4ipuri/envato

Nesta quinta-feira (23), a AstraZeneca anunciou que a terceira dose de seu imunizante contra covid-19 pode ser eficaz contra a variante Ômicron, que muito tem preocupado a população mundial. A conclusão é baseada em um novo estudo da Universidade de Oxford, que também esteve por trás do desenvolvimento da vacina.

Segundo o estudo, a terceira dose pode aumentar significativamente os níveis de anticorpos contra a variante. Os pesquisadores analisaram amostras de sangue de pessoas que receberam duas doses da vacina e amostras de pessoas que receberam uma terceira dose, fazendo então uma comparação entre esses dois grupos. Pacientes anteriormente infectados por uma variante também fizeram parte do estudo.

"Em resumo, a neutralização contra a Ômicron aumenta após uma terceira dose de vacina, o que significa que a campanha para implantar vacinas de reforço deve adicionar proteção considerável contra a infecção por Ômicron", afirmam os pesquisadores, via anúncio da própria AstraZeneca. "Os resultados apoiam doses de reforço como parte de estratégias nacionais de vacinação, especialmente para limitar a disseminação de variantes preocupantes, como a Ômicron", acrescentam.

Continua após a publicidade

“É importante olhar para além dos anticorpos para compreender melhor como as vacinas oferecem proteção contra a Ômicron. À medida que entendemos melhor a variante, acreditamos que descobriremos que a resposta das células T fornece proteção durável contra doenças graves e hospitalizações", declara o vice-presidente executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da AstraZeneca, Mene Pangalos.

Fonte: BioRxiv via AstraZeneca