Publicidade

Doomscrolling | Por que companhar más notícias é prejudicial à saúde

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Setembro de 2022 às 14h17

Link copiado!

Freestocks/Unsplash
Freestocks/Unsplash

Segundo uma pesquisa publicada na revista Health Communication no último mês, uma prática chamada doomscrolling — que consiste em acompanhar as más notícias através do celular, em uma espécie de rolagem infinita de tela — gera um círculo vicioso prejudicial à saúde.

O estudo contou com a participação de 1.100 pessoas, e 16,5% mostraram sinais de consumo de notícias “severamente problemático”, levando a níveis maiores de estresse, ansiedade e problemas de saúde. Os autores sugerem que o ciclo de notícias de 24 horas pode trazer um “estado constante de alerta máximo” em algumas pessoas, fazendo com que o mundo pareça um lugar “sombrio e perigoso”.

“Para esses indivíduos, um círculo vicioso pode se desenvolver, no qual, em vez de se desligar, eles se tornam ainda mais atraídos, obcecados pelas notícias e verificando atualizações o tempo todo para aliviar seu sofrimento emocional”, apontam os pesquisadores. Quanto mais se checa notícias, mais elas começam a interferir em outros aspectos da vida.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, cerca de 27,3% dos entrevistados relataram níveis “moderadamente problemáticos” de consumo de notícias, 27,5% foram minimamente impactados e 28,7% não tiveram problemas.

Entre os envolvidos com níveis de consumo severamente problemáticos, 74% relataram ter problemas de saúde mental e 61% relataram problemas físicos em comparação com 8% e 6,1% de todos os outros participantes do estudo.

“Isso é certamente preocupante e sugere que o problema pode ser mais generalizado do que esperávamos. Muitas pessoas parecem estar experimentando uma quantidade significativa de ansiedade e estresse devido a seus hábitos de consumo de notícias”, disseram os autores do estudos sobre doomscrolling.

Continua após a publicidade

Fonte: Health Communication via The Guardian