Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Do que é feito o gás lacrimogêneo?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 29 de Maio de 2022 às 21h00

Link copiado!

eastmanphoto/envato
eastmanphoto/envato

É possível que você já tenha ouvido falar do gás lacrimogêneo, muito utilizado para dispersar multidões em determinadas situações (como manifestações, por exemplo), ao causar irritação nos olhos, boca, garganta, pulmões e pele. Mas do que é feita essa substância, para fazer tão mal ao ser humano?

Segundo o CDC (Centers for Disease Control and Prevention, departamento de saúde dos EUA), os compostos mais comuns utilizados no gás lacrimogêneo são o cloroacetofenona, o clorobenzilidenomalononitrila, cloropicrina, bromobenzilcianeto e dibenzoxazepina. Esses produtos químicos reagem com receptores nervosos sensoriais, e são conhecidos por irritar as membranas mucosas e os olhos.

O CDC indica que os efeitos da exposição a curto prazo ao gás lacrimogêneo são geralmente breves e duram de 15 a 30 minutos. Os principais são:

Continua após a publicidade
  • Olhos: lacrimejamento excessivo, ardor, visão turva, vermelhidão
  • Nariz: coriza, queimação, inchaço
  • Boca: ardor, irritação, dificuldade em engolir, baba
  • Pulmões: aperto no peito, tosse, sensação de asfixia, respiração ruidosa, falta de ar
  • Pele: queimaduras, erupções cutâneas

Gás lacrimogêneo mata?

No entanto, essa irritação é temporária, e o material dificilmente causa danos permanentes (e muito menos letais), especialmente se a exposição acontecer em níveis relativamente baixos, em uma única ocasião e em espaços abertos. Ainda assim, a exposição a longo prazo, especialmente em ambiente fechado, pode levar a graves consequências, como:

Continua após a publicidade
  • Glaucoma
  • Catarata
  • Insuficiência respiratória

No entanto, a morte pela exposição a esses compostos é possível. Para se ter uma noção, em 2013, policiais do Egito foram condenados pela morte de detentos por asfixia, com o lançamento de gás lacrimogêneo dentro de um veículo superlotado que os transportava.

O que fazer se houver exposição ao gás lacrimogêneo

Como a inalação provavelmente é a principal via de exposição aos agentes químicos, a orientação do CDC é deixar imediatamente a área onde os agentes antimotim foram liberados e buscar ar fresco, de preferência para o terreno mais alto possível.

Continua após a publicidade

Outras orientações envolvem tirar a roupa (camisetas devem ser cortadas do corpo em vez de se puxar sobre a cabeça), lavar rapidamente o rosto e o corpo com bastante água e sabão e procurar atendimento médico.

Se seus olhos estiverem queimando ou sua visão estiver turva, os especialistas indicam lavar os olhos com água pura por 10 a 15 minutos. Se usa lentes de contato, remova-as e não coloque de volta nos olhos (mesmo que não sejam lentes descartáveis). No entanto, óculos podem ser lavados e recolocados posteriormente.

Os médicos costumam tratar a exposição ao gás lacrimogêneo ajudando a pessoa afetada a obter mais oxigênio no sangue e impedindo que as queimaduras químicas piorem. Medicamentos usados ​​para tratar a asma (como broncodilatadores e esteroides) também podem ser administrados.

Fonte: The Conversation, CDC