Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dispositivo para fadiga vocal avisa quando se deve parar de falar

Por| Editado por Luciana Zaramela | 21 de Fevereiro de 2023 às 12h40

Link copiado!

Reprodução/Northwestern University
Reprodução/Northwestern University

Para evitar a fadiga vocal e as potenciais consequências do quadro para a saúde, cientistas norte-americanos desenvolveram um novo wearable que alerta os usuários sobre o momento em que devem parar de falar ou mesmo de cantar. No momento da euforia — ou do trabalho —, perceber quando o limite pessoal da voz é ultrapassado nem sempre é possível.

Caso a tecnologia da Northwestern University, nos Estados Unidos, se popularize, o dispositivo vestível poderá ser um grande aliado para diferentes tipos de profissionais que usam a voz, como professores, cantores, atores, palestrantes e profissionais da área de telemarketing.

Além do aviso em tempo real sobre os limites da voz para o usuário, o dispositivo ajudará os médicos a monitorarem remotamente os pacientes, durante o tratamento de lesões, como nódulos e pólipos nas pregas vocais, ou no pós-operatório. É o que indica o estudo que será publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Continua após a publicidade

Como funciona o dispositivo que monitora a fadiga vocal?

A tecnologia que ajuda a preservar a voz consiste em uma espécie de adesivo, fixado na parte superior do tórax, que irá capturar vibrações sutis associadas à fala e ao canto do usuário. Os dados obtidos serão transmitidos via Bluetooth para um smartphone ou tablet registrado, permitindo o acompanhamento em tempo real das métricas.

Através do aplicativo, o usuário poderá definir quais são os seus limites vocais personalizados. Quando a voz se aproximar desse limite, o smartwatch ou outro dispositivo com sensor tátil emite um alerta. Este é o momento de reduzir a intensidade da fala ou do canto.

Continua após a publicidade

Como as informações coletadas ajudam a manter a saúde da voz?

“O dispositivo mede com precisão a amplitude e a frequência da fala e do canto”, explica John A. Rogers, um dos autores do estudo, em comunicado. “Esses dois parâmetros são os mais importantes para determinar o que está acontecendo nas pregas vocais. Estar ciente desses parâmetros, tanto em um momento específico quanto cumulativamente, é essencial para gerenciar padrões saudáveis ​​de vocalização”, acrescenta.

Basicamente, a tecnologia permitirá que médicos e pacientes estudem os padrões individuais da voz e, quando necessário, façam ajustes na demanda vocal para reduzir a fadiga vocal e acelerar a recuperação dos distúrbios da voz.

Fonte: Northwestern University